Vinícola Santa Rita, uma viagem à história do Chile - Destinos Por Onde Andei...

Vinícola Santa Rita, uma viagem à história do Chile

A Vinícola Santa Rita é uma das mais antigas e tradicionais do Chile, foi uma das ótimas surpresas nos arredores de Santiago.

Chegando à Vinícola Santa Rita

Fomos agraciados pela vinícola com um Tour Premium e posso afirmar que foi uma surpresa atrás da outra, muito positivas, claro.

Quem nos recebeu foi a guia e sommelier brasileira de Niterói, Maíra Teixeira, uma simpatia de pessoa que nos apresentou toda a vinícola em detalhes e em português, o que foi ótimo.

Toda a simpatia da Maíra

A Vinícola Santa Rita

um lindo jardim com fonte

vinicola santa rita

um local bem tranquilo e bonito

A vinícola está localizada no Valle del Maipo, aproximadamente 40 quilômetros de Santiago e é composta por:

• Parreirais,
  • a loja da Vinícola
  • o Café La Panadería,
  • o Museu Andino
  • e muito mais, em uma região maravilhosa, aos pés da Cordilheira dos Andes.

Os parreirais

Chegando à Vinícola Santa Rita, nosso olhar se perde diante de tantas parreiras, são campos e campos delas, que devido à estação do inverno, estavam secas, sem folhas e frutos.

Parreiras da Vinícola Santa Rita e a Cordilheira dos Andes ao fundo

Mesmo assim têm a sua beleza, nesta fase elas estão descansando para a próxima safra, quando o clima fica mais quente e elas voltam a brotar.

Cordilheira dos Andes, ao fundo, coberta de neve

É uma paisagem muito bonita, ainda mais com a Cordilheira dos Andes se apresentando com seu impressionante relevo ondulado e imponente.

vinicola santa rita

Vinhedo formado por várias espécies de uvas

Dentre as espécies, uma que é considerada a mais importante, a Carmenere, que foi redescoberta em 1994, na própria Vinícola Santa Rita, por um francês chamado Jean Michel Boursiquot.

A uva Carmenere era considerada uma espécie extinta, após uma praga que atacou os vinhedos franceses.

O Parque Centenário

Visitar o Parque Centenário foi um dos pontos altos do Tour Premium, tão bonito e bem cuidado que dá gosto conhecer.

Minha família adorou

Passeando pelo imenso Parque Centenário

Gramados verdes, lagos, fontes, árvores frutíferas, oliveiras, um paisagismo inspirado na França e Itália, à pedido do antigo proprietário.

Parece um quadro de Monet

Fiquei maravilhada com tudo, inclusive uma rara sequoia gigante, que tratei logo de registrar com um abraço impossível de acontecer.

Sequoia Gigante

vinicola santa rita

Parreira bi-centenária da espécie moscatel

Lindas fontes e estátuas

e lagos

um lugar mágico

Hotel Casa Real

O Hotel Casa Real surge à nossa frente depois de um tempo apreciando toda a beleza do parque.

Mais uma grande atração do Tour Premium

Mais uma grande atração da Vinícola, tanto é, que está presente no rótulo de um de seus vinhos mais famosos, o Santa Rita – Casa Real, um Super Premium Cabernet Sauvignon, produzido somente em anos de safras excepcionais.

Esta é a imagem que se vê no rótulo

Desde 1996 foi transformada de casa do proprietário Domingo Fernandes Concha em um exclusivo e confortável hotel, para hóspedes de muito bom gosto.

Elegância nos mínimos detalhes

A gruta de Nossa Senhora

Passando por sua fachada, pudemos ver a gruta com uma imagem de Nossa Senhora, um dos símbolos da tradição católica dos antigos proprietários.

A gruta compõe a fachada do Hotel Casa Real

Como parte integrante da fachada do Hotel Casa Real, a gruta nos recebe de portões abertos, em um ambiente silencioso e de oração.

Sou uma grande devota de Nossa Senhora

Não é um mimo de lugar?

A Capela Neogótica

A Capela construída em estilo neogótico é de uma beleza singular, por fora construída em tijolos aparentes e por dentro, decorada em tons de azul, branco e dourado, uma jóia rara.

Capela em estilo neogótico

Uma fachada impressionante

interior majestoso

belíssima composição de cores

e detalhes surpreendentes

Um dos destaques de nosso Tour Premium, foi conhecer esta Capela, onde os empregados eram convidados pelos antigos proprietários a assistirem à missa dominical, independente de credo ou religião.

Banhos Romanos

Para suprir a falta de banheiros, foram construídos os banhos romanos, um charme que dá um diferencial ainda mais interessante à Vinícola.

Entrando nos Banhos Romanos

Não é lindo?

Aqui que os proprietários se banhavam

Só fiquei me perguntando como eles faziam na época do frio, porque além do local não ter um telhado, também não existe nenhum tipo de aquecimento no ambiente e na água. brrrrrr!

A Fábrica

Em seguida fomos conhecer a parte operacional da vinícola, onde os vinhos são engarrafados e encaixotados para serem vendidos.

Tonéis em aço inox

A maior parte da produção do vinho chileno (60%) é para consumo interno do país, os chilenos bebem e apreciam bastante os vinhos produzidos lá.

Uma moderna linha de produção

A Lulu do Blog Let´s Fly Away nos conta o que é Enoturismo e onde ficam os melhores destinos de vinho. Vale a pena conferir!

Bodega Cal y Canto

É na Bodega Cal y Canto, fundada em 1880, que voltamos novamente ao passado da Vinícola Santa Rita.

vinicola santa rita

O local é bem fresquinho

A Bodega foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 1972 e hoje já não é mais utilizada para guardar os vinhos.

Um terremoto destruiu uma parte de seu teto e novas vigas foram construídas para impedir que o local ruísse, é muito interessante ver a diferença entre os dois métodos de construção.

Veja a diferença entre as construções no teto

Bodega dos 120 Patriotas

Seguimos para a Bodega dos 120 Patriotas, onde assistimos à um filme sobre a história da antiga proprietária Doña Paula, que por bravura decidiu acolher 120 soldados chilenos que lutavam contra os espanhóis.

Foi com este ato de bravura e patriotismo que ela conseguiu salvar a vida dos 120 soldados, fornecendo abrigo e alimentos.

Apresentação do filme que conta a história de Doña Paula

Como homenagem e forma de recordar a história, foi criado o rótulo de vinho 120, que inclusive bebemos, aprovamos e trouxemos para casa.

Foi nesta Bodega que fizemos nossa degustação dos vinhos Premium comandada pela Maíra, que nos levou aos sabores e aromas das uvas mais selecionadas e tradicionais do Chile, uma delícia.

Adoramos nossa experiência na Vinícola Santa Rita

O cuidado no preparo para receber os visitantes se nota em todos os detalhes, do ambiente aos vinhos Premium deliciosos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma tábua com queijos, biscoitos e frutos secos é oferecida no Tour Premium, e pudemos apreciar a combinação dos vinhos com cada um destes alimentos.

vinicola santa rita

Harmonização de vinhos premium com a tábua de queijos

Ao final da degustação cada um de nós foi presenteado com sua taça e tábua, isto faz parte do Tour Premium, adoramos, claro.

Com meus presentes no jardim interno da vinícola

Terminamos de tomar nosso vinho na enorme varanda do jardim interno, um lugar bem tranquilo e aconchegante.

Com minha taça e tábua

vinicola santa rita

Um brinde à este Tour incrível

A loja da Vinícola Santa Rita

Terminamos nosso Tour Premium e seguimos direto para a loja da vinícola, onde compramos alguns dos bons vinhos servidos em nossa degustação, com excelente custo benefício.

Até difícil escolher o que levar

Restaurante Doña Paula e Café La Panadería

O Restaurante Doña Paula não conhecemos, porque não fizemos reserva com antecedência, fica a dica para não perder a oportunidade de conhecer a alta gastronomia tão recomendada do estabelecimento.

Móvel de época na entrada do restaurante

Já o Café La Panadería fomos conhecer e gostamos muito também, aliás, não há nada que deixe a desejar na Vinícola Santa Rita.

Um ambiente muito agradável

O Museu Andino

Como se não bastassem tantas atrações bonitas e interessantes na Vinícola, ainda tínhamos o Museu Andino para conhecer.

Museu Andino

Em um prédio de 1.500 m2, o acervo de 1.800 peças de arte pré-colombiana, coletadas pelo empresário Ricardo Claro, estão à disposição dos visitantes da vinícola.

Um Plus ao passeio, que por si só já bastaria; vá com tempo, porque compensa passar o dia inteiro apreciando tudo que a Vinícola oferece.

Peças arqueológicas da Cultura Arica

O acervo contempla objetos em cerâmica, prata e vime, máscaras de madeira, instrumentos musicais, jarros, e muito mais, vale a pena conferir.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confesso que adoraria ter ficado hospedada no Hotel Casa Realpara só no dia seguinte conhecer com mais calma este museu importantíssimo para a história e cultura do Chile.

Horário de funcionamento: de terça à domingo das 10:30 ás 17:00h – Entrada gratuita

Hora de retornarmos para Santiago, passando mais uma vez pela entrada e paisagens da Vinícola, que experiência maravilhosa, super recomendo.

vinicola santa rita

O bar móvel e a Cordilheira ao fundo

Vinícola Santa Rita

E saindo da Vinícola, o nosso transporte até a estrada que passa em frente foi em uma charrete super charmosa, conduzida por um cavaleiro muito simpático, finalizando nossa experiência com Chave de Ouro.

Nossa charrete e seu condutor

Saiba mais sobre nossa viagem ao Chile neste post sobre o Embalse el Yeso no inverno.

Nossa visita foi uma cortesia da Vinícola Santa Rita,  porém as opiniões e avaliações relatadas são inteiramente pessoais e refletem nossas experiências vivenciadas, sejam elas positivas ou negativas.

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

19 comentários sobre “Vinícola Santa Rita, uma viagem à história do Chile

1. Andrea

Conhecer vinícolas pelo Chile é um programa que não pode faltar em nenhum roteiro. Adorei essa que vc apresentou, não conheci quando estive por lá mas irei da próxima vez.

2. Cristina Ferreira Rocha

Que visita interessante! O passeio parece ser bastante completo. Achei o máximo os banhos romanos e a sequoia gigante. Quando fui a Santiago, tive tempo de visitar apenas a Concha y Toro. Quando voltar com mais tempo, vou incluir a Santa Rita com certeza em meu roteiro. Parabéns pela matéria, super completa!

3. Michele Gorges

Gisele adorei o post e já anotei essa dica aqui para minha visita ao Chile. Os parreirais com a Cordilheira dos Andes ao fundo é maravilhoso, fiquei imaginando ele repleto de uvas. Grande beijo

4. Pingback: O que fazer em Valparaiso, Chile | Destinos Por Onde Andei...