A tradição do aperitivo na Itália

O aperitivo na Itália já estava me chamando a atenção em posts que lia, quando estava planejando minha terceira ida ao país da bota, e só aí finalmente pude vivenciar esta experiência que recomendo demais.

A tradição do aperitivo na Itália

O famoso aperitivo na Itália

Como eu pude ter perdido essa oportunidade nas outras vezes que estive naquele país? Logo eu, que tanto aprecio tomar uma bebida acompanhada de comidinhas deliciosas, ainda mais em viagens, onde o único foco é conhecer lugares, comidas e costumes diferentes.

O aperitivo em Milão

Milão é a cidade mais famosa em termos de se experimentar um aperitivo bem italiano, lógico, afinal, estamos na Itália, rsrs.

Mas, sério mesmo, sempre citam Milão como um lugar excelente para se ter esta experiência, já que a cidade, que fica na região da Lombardia, conta com inúmeros estabelecimentos que oferecem o aperitivo quando se pede uma bebida.

E o cliente só paga pelas bebidas, isso mesmo, só pelas bebidas, e as comidinhas são deliciosas!



Booking.com

Já fui à Milão por duas vezes, adoro a cidade, aproveito tanto que acho que não sobra tempo para o famoso aperitivo.

O mais próximo que cheguei dele foi quando estava visitando o Castelo Sforzesco com minha família e nos aproximamos de um restaurante que havia em uma das entradas, quando estávamos retornando do Parque Sempione.

Castelo Sforzesco

Castelo Sforzesco e o tal restaurante

Havia um certo movimento lá e fiquei observando as pessoas e o que elas estavam bebendo e comendo, porque a fome já apertava àquela hora.

Dei de cara com o tal do aperitivo e já aprovei só de olhar, e tive a cara de pau de tirar foto, mesmo sob os olhares surpresos dos frequentadores.

O famoso aperitivo na Itália

Este aperitivo, o próprio cliente se serve.

Estava bonito e parecia bem apetitoso, quis ficar por ali mesmo, mas meu marido e meu filho quiseram prosseguir em direção ao Duomo, que ainda iríamos visitar.

Ele está por toda parte!

No caminho, na Via Dante, nos chamou a atenção uma loja de vinhos de várias regiões da Itália, entramos e vi no balcão de vidro várias bandejas exatamente iguais, prontinhas para serem servidas à quem escolhesse, comprasse e degustasse a sua bebida ali.

Aperitivo na Itália

Mais do famoso aperitivo na Itália

Demos uma boa olhada nos vinhos, mas prosseguimos para nossa outra atração do dia, o Duomo, que nos aguardava com horário marcado para fechar.

Vinhos na Itália

Perdida entre tantas opções

Pensei:  OK, da próxima você não me escapa!  E acabamos comendo algo depois que nem me lembro agora, era nosso primeiro dia em Milão e o cansaço também já estava dando o ar da graça.

Ficamos seis dias em Milão e de tanto pegar o trem e viajar para lugares tão sonhados, o aperitivo milanês me escapou pela segunda vez. Seguimos para Gênova, na região da Ligúria e a história tomou outro rumo.

O aperitivo em Gênova

Em Gênova, dele eu nem me lembrava mais, e prosseguimos por nove dias na cidade, onde meu filho passaria os próximos seis meses de sua vida acadêmica.

O foco era outro e até esbarramos em uma Oktoberfest fora de temporada, que participamos por três vezes, porque estava muito bom.

Leia o post aqui: Oktoberfest Gênova, o Festival da Cerveja na Itália

 


Booking.com

E esbarramos também com o aperitivo, meio sem querer, quando eu e meu marido resolvemos tomar umas bebidinhas em um fim de tarde delicioso, enquanto aguardávamos nosso filho resolver algumas questões na sua Universitá.

A hora do aperitivo na Itália

A tradição do aperitivo na Itália é como se fosse o nosso Happy Hour, aquele momento de descontração com os amigos, entre o trabalho e a volta para casa.

Sentamos na mesa de um bar na praça em frente à Catedral de Gênova, conhecida também por Cattedrale di San Lorenzo, um local bastante agradável.

Catedral de São Lourenço, Gênova

Catedral de São Lourenço, Gênova

Uma das atrações da cidade por sua arquitetura

Uma das atrações da cidade por sua bela arquitetura

Meu marido pediu uma taça de vinho tinto e eu uma cerveja, ficamos proseando com aquela pressa de quem não tem nada mais a fazer, além de passear, comer e dormir, quando um rapaz começou a trazer petiscos para a nossa mesa.

Aperitivo na Itália

Começou trazendo batatas

Estranhamos, porque não havíamos feito nenhum pedido ainda, mas deixamos a coisa prosseguir, achando aquilo engraçado.

Aperitivo na Itália

Conservas, nhoques fritos e um prato recheado de delícias

Foi quando eu me lembrei e disse: Não acredito que isso é o famoso aperitivo!!! E era!

 

Aperitivo na Itália

Minha cara de surpresa, gula e alegria.

Aperitivo na Itália

Pizzas, foccacias, sanduíches, bruschettas e cenouras cruas com um molho rosé

E o rapaz ia repondo à medida que o prato se esvaziava, claro que pedimos mais bebidas, e as mesas foram se enchendo ao nosso redor, afinal, é uma opção bastante econômica e deliciosa.

Aperitivo na Itália

O pequeno bar de nossa experiência

Ficamos por ali aproximadamente umas duas horas bastante agradáveis, e que serviram para que eu realmente conhecesse e recomendasse o aperitivo italiano.



Booking.com

 

Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

10 comentários sobre “A tradição do aperitivo na Itália

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi Jair, pode até ser, mas como tem vários lugares na Itália onde você pediria uma bebida e não viria nada acompanhado e pelo mesmo preço, acho uma excelente opção o aperitivo. Acaba valendo a pena, porque as porções são bem fartas. Grande abraço, obrigada pela visita.

  1. Cris

    Só posso dizer muito obrigada! Agora que sei desse costume vou aproveitar um tantao quando estiver na Itália 🇮🇹 Rs… Fui em algumas cidades no norte da Espanha que adotam o mesmo costume! Amei!

  2. Helen Francine Waldemarin

    Nossa, amei essa tradição! Ela é comum em outras partes da Itália também! Ansiosa já pra tomar um vinho italiano provando todas essas delicias! Obrigada pela dica!

  3. Leo Vidal

    Come-se muito bem na Italia mesmo e esse é o tipo de coisa que adoro fazer, parar para comer um aperitivo, enquanto aprecia a vista e toma um bom vinho. Adorei as dicas, em especial das cidades que ainda não visitei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *