Praça da Liberdade, a Belíssima Praça dos Mineiros - Destinos Por Onde Andei...

Praça da Liberdade, a Belíssima Praça dos Mineiros

A Praça da Liberdade é um dos maiores cartões postais de Belo Horizonte, e não é para menos.

Conhecida e reconhecida como um ponto de encontro na Capital Mineira, ela se perpetua pleníssima em uma região bastante central.

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade, Belo Horizonte, Minas Gerais

Histórica, esportiva, animada, apaixonante, eterna, dona de muitos predicados, assim é a Praça da Liberdade, a grande Praça dos Mineiros.

Ao seu redor o Circuito Liberdade, que a abraça, agradecido pelo seu esplendor e fama. Ela atrai todos e todos se aproveitam de tudo nela e ao seu redor…

O que ver na Praça da Liberdade

Alameda de palmeiras imperiais

Praça da Liberdade
Alameda central com Palmeiras Imperais

É um dos mais famosos cartões postais de Belo Horizonte, e representa muito bem a famosa praça, projetada para abrigar o centro administrativo do governo de Minas Gerais.

Para mim é a parte mais linda da praça, como não se sentir minúsculo(a) e extasiado(a) diante da grandiosidade da lindíssima alameda de palmeiras imperiais, que termina diante do majestoso Palácio da Liberdade, sede e símbolo do governo.

Palácio da Liberdade

Praça da Liberdade
Palácio da Liberdade

Construído no ano de 1897, o Palácio da Liberdade foi palco de grandes decisões do governo de Minas, já que era o local onde o governador despachava diariamente; atualmente o gabinete foi transferido para o Edifício Tiradentes, na Cidade Administrativa.

Projetado pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães, possui uma arquitetura com influência francesa, sendo seu interior ricamente ornamentado.

O Palácio pode ser visitado gratuitamente com agendamento prévio no APPA.art.br, que conta também com todas as regras para a visitação.

Coreto

O Coreto em momento cultural

O coreto da Praça da Liberdade é uma das grandes atrações do local, sendo muito utilizado para apresentações culturais.

Atrai todo público, de crianças à idosos, um charme presente nos jardins da praça desde 1913; em estilo eclético, a estrutura metálica veio da Europa e foi instalada em uma base de alvenaria e lá permanece até hoje para alegria dos visitantes.

Fontes e chafarizes

Praça da Liberdade
Fontes e chafarizes em iluminação de Natal

Várias fontes e chafarizes enfeitam toda a praça e principalmente nos períodos festivos, como o Natal, é cenário de beleza e encantamento para o público que comparece religiosamente.

Sou uma das que não perde a iluminação de Natal da Praça, sempre rica e envolvente, um evento na cidade.

Confira toda esta maravilha em Chegou o Natal em Belo Horizonte, tenho certeza de que você irá se encantar.

Rica variedade de árvores e flores

Canteiros de hortências e busto em homenagem à figura pública

Os enormes e bem cuidados canteiros da Praça nos presenteiam com uma variedade de cores e perfumes que vão mudando ao passar do ano.

À cada visita um deslumbramento, são rosas perfumadas, hortências em um azul lavanda poético, cravos amarelos, frondosos ipês rosa, margaridas singelas, um bouquê oferecido à todos que por lá passam. É lindo demais!

O que ver no entorno da Praça da Liberdade

Edifício Niemeyer

Edifício Niemeyer com os ipês da Praça da Liberdade

Um dos imóveis mais famosos de BH, o Edifício Niemeyer está plantado na Praça como uma enorme escultura, homenageando e projetando seu criador de forma incontestável.

É uma obra de arte criada para morar, feliz de seus habitantes, que além de espaço e conforto, têm a Praça como seu quintal.

Centro Cultural Banco do Brasil

Praça da Liberdade
CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil e Edifício Niemeyer

Atualmente existem quatro CCBB´s, localizados em, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Temos a honra de contar com este edifício lindíssimo que se transformou em um prestigioso Centro Cultural, em funcionamento desde 27 de agosto de 2013.

É um dos orgulhos de nossa cidade e está a um passo de quem visita a Praça da Liberdade, oferecendo cultura e diversão a preços acessíveis, com muita diversidade e qualidade. É imperdível!

Pátio interno e cafés do CCBB

Memorial Minas Gerais Vale

Acervo de artesanato do Memorial Minas Gerais Vale

Criado pela Vale em parceria com o Governo de Minas, por meio da Fundação Vale, o Memorial Minas Gerais Vale traz a essência das tradições mineiras de forma bastante criativa e lúdica.

É um museu interativo, onde o rico artesanato do Vale do Jequitinhonha encanta tanto quanto a projeção dos fatos que marcaram a Inconfidência Mineira, contados de maneira divertida e teatral.

Um museu para o visitante ver, admirar e sair mais rico culturalmente do que quando o adentrou. Vale muito a pena essa experiência!

MM Gerdau Museu das Minas e do Metal

Eu amo museu e quem não ama?

De forma interativa, este museu de ciência e tecnologia recebe seus visitantes gratuitamente com um acervo sobre a história da mineração e metalurgia.

Funcionando no chamado Prédio Rosa, projetado para receber a Secretaria do Interior e Educação, é um dos grandes exemplares arquitetônicos que emolduram a Praça, sendo seu interior de extrema beleza, ricamente decorado em estilos neoclássico e art noveau.

Casa Fiat de Cultura

Painel “Civilização Mineira” de Candido Portinari

A Casa Fiat de Cultura apresenta uma agenda cultural bastante movimentada, tendo recebido exposições de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Amilcar de Castro, Chagall, Caravaggio, dentre outros mundialmente conhecidos.

A “Prata da Casa” é o grandioso painel, o maior em Minas Gerais, do ilustre artista Candido Portinari, conhecido como “Civilização Mineira”, que retrata a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897.

Em destaque, a figura de Tiradentes e outros personagens da história, fazendo referência à Inconfidência Mineira. Com entrada gratuita, vale a visita!

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A Biblioteca Pública dispensa apresentações, de tão grande sua importância para a cultura da cidade e do estado.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o governo de Juscelino Kubitscheck, foi inaugurada em 1961.

Conta com mais de 570 mil exemplares disponíveis, além de enorme acervo digitalizado, coleção infantojuvenil, jornais e revistas novos e antigos, audiolivros e um acervo em braile.

Raras e importantes obras podem ser encontradas na Biblioteca Pública, e estão disponíveis aos visitantes.

Rainha da Sucata

Edifício Rainha da Sucata

Nesta polêmica construção, conhecida como Rainha da Sucata, funciona a partir de novembro/20, a Casa Funarte Liberdade.

O nome oficial do edifício é Tancredo Neves, político mineiro que dispensa apresentações, e o projeto com arquitetura pós-modernista foi assinado por Sylvio Podestá e Éolo Maia, na década de 80.

Segundo o presidente da Fundação, Lamartine Holanda, “a Casa Funarte Liberdade é o mais novo espaço nacional das artes em terras mineiras, em endereço emblemático da pós-modernidade”. É uma “obra de arte que se reinventa de tempos em tempos”.

O novo espaço será um centro de referência das artes visuais da era digital, segundo a gestora regional da Funarte, Fabiane Aguiar.

Mais um espaço cultural renovado que irá contribuir muito com o Circuito Liberdade, um ganho para todos os belorizontinos e visitantes da cidade.

Resumindo a Praça da Liberdade

Como podemos ver, a Praça da Liberdade é muito mais do que um espaço de lazer para os habitantes e visitantes da cidade.

Ela convida à todos para uma completa integração com a natureza, a diversidade, educação, cultura e arte, além do desenvolvimento humano de todos os indivíduos.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema As Realezas de Minas – 300 Anos. Confira abaixo os posts dos colegas blogueiros que mostram muito mais do nosso maravilhoso estado:

Expedições em Família – 10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais

6 Viajantes – O que fazer em Araxá

Chicas Lokas na Estrada – 25 Cachoeiras top de Minas Gerais

Conexão Família – Serra da Canastra

Pegadas na Estrada – Patrimônios da Humanidade (UNESCO) em Minas Gerais

Viajando com Sy – Águas quentes naturais em Minas Gerais

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

14 comentários sobre “Praça da Liberdade, a Belíssima Praça dos Mineiros

  1. Pingback: Águas quentes naturais em Minas Gerais - Viajando com Sy

  2. Deyse

    Gisele, não há definição melhor do que a que você deu para a Praça da Liberdade, ” Belíssima Praça dos Mineiros”. É bela, é encantadora, é florida, é iluminada, é local de sociabilidade especial para nós mineiros. Eu amo passear por lá e curtir cada cantinho tão bem exposto aqui por você, sobretudo as fontes, flores e as edificações culturais do entorno! Que linda homenagem a Minas Gerais!

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Fico muito feliz com suas palavras, Deyse, a Praça realmente é nossa, de todos os mineiros, e de quem mais vier, só falta o cafezinho, aliás, que pode ser bebido em um dos cafés do CCBB. Grande beijo e muito obrigada pelo convite!

  3. Pingback: conheca a encantadora serra da canastra minas gerais

  4. TÁBATA Cristina Batista

    A Praça da liberdade faz parte da minha vida, são tantas histórias… É lindo vê-la em seu post. A Praça da Liberdade é realmente uma das realezas de Minas, amei o post!

  5. Cristina

    Essa praça nos faz voltar no tempo, parece até aquelas novelas de época! Amo essa região, ainda mais com todos esses belíssimos museus no entorno. Parabéns pelo projeto e pelo post super completo!

  6. Symone

    Sou mineira e tenho vergonha de dizer que vou muito pouco a Belo Horizonte, mas da ultima vez que fui visitei a praça da Liberdade e fiquei encantada, meu arrependimento foi de não ter voltado a noite para ver as fontes iluminadas!
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *