Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa - Destinos Por Onde Andei...

Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa

O Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, foi uma daquelas descobertas maravilhosas, de quem estava andando à deriva pela cidade e se depara com uma das preciosidades que a capital portuguesa esconde.

Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa
Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa

Digo que foi uma descoberta, porque quando planejei minha viagem em família para Lisboa, em lugar algum eu achei qualquer menção à este local, que sinceramente, foi um dos que mais me agradou conhecer.

E foi esbarrando nesta maravilha que fiz estes registros, de tão encantada, pelos azulejos azuis, tão característicos de Portugal, e pela singeleza colorida de sua capela, que me ganhou o coração.

Conheça o Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa

Situado no Bairro Alto, poderia ter passado despercebido se eu não tivesse olhado pelo pequeno portão de ferro da entrada.

Logo na entrada já fiquei admirada com tanta riqueza de detalhes, tão característicos de Portugal, a começar pelas paredes de azulejos, que apesar do tempo, permaneciam insistindo em contar sua história.

Convento de São Pedro de Alcântara-Lisboa
Os atraentes azulejos portugeses logo na entrada

Portugal tem dessas coisas, um chamado ao passado e às origens, espalhado por tantas cidades que conheci, vi isto tão de perto e como sempre fascinada.

O convento de São Pedro de Alcântara foi uma iniciativa de António Luís de Meneses, 1º Marquês de Marialva e 3º Conde de Cantanhede, que fez um voto para que os portugueses vencessem a Batalha de Montes Claros, em 1665, no decorrer das Guerras da Restauração, de 1640 a 1668.

Em janeiro de 1670 foi dada a autorização régia para a instalação no local dos franciscanos capuchos, da província de Arrábida.

Entre 1943 a 2014 esteve ocupado pela Comunidade Religiosa Feminina da Congregação de Maria, e sofreu algumas alterações nos dois séculos seguintes.

Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa
Painel com azulejos portugueses

Hoje existe um museu, uma igreja e uma capela, todos de propriedade da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, que preserva da melhor forma possível esta maravilhosa riqueza histórica da cidade.

Não deixe de conhecer também uma das maiores atrações de Lisboa, o Castelo de São Jorge, é maravilhoso e vale uma visita!

Confira abaixo o vídeo produzido pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, onde mostra em detalhes toda a beleza deste que é um dos seus maiores patrimônios.

Na igreja do convento, construída em 1681, sobressaem os altares em talha dourada com iconografia franciscana, pinturas da época joanina, nomeadamente A Coroação da Virgem, de Pierre Antoine Quillard, e A Pregação de São João Batista, de Pedro Alexandrino de Carvalho, bem como o teto em trompe l´oeil do pintor francês Pierre Bordes, datado do Século XIX.

Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa
Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa

A igreja ornamentada por azulejos e pinturas em suas paredes laterais, possui um pequeno altar, que fica instalado após uma passagem em arco ricamente decorado.

Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa
Detalhes do arco da igreja do Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa

As paredes laterais apresentam painéis de azulejaria barroca, representando cenas da vida de São Pedro de Alcântara, em série única em Portugal alusiva à biografia deste santo.

Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa
Maravilhoso painel em azulejos da igreja
Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa
Pia batismal da igreja do Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa

A Capela dos Lencastres não deixa a desejar, com uma singeleza elegante e austera, seus detalhes nos tetos e paredes surpreendem de imediato.

Foi construída na última década do Século XVII, em memória de Dom Veríssimo de Lencastre, cardeal e inquisidor-mor do reino, por Dom Frei José de Lencastre e Dom Luís de Lencastre, irmão e sobrinho do cardeal.

As suas paredes são revestidas com embutidos de mármores polícromos, com motivos ornamentais de influência italiana, muito ao gosto do arquiteto João Antunes, a quem se atribui o projeto.

Capela dos Lencastres

O altar, originalmente dedicado aos mártires de Lisboa, Veríssimo, Máxima e Júlia, é profusamente ornamentado com embutidos marmóreos, destacando-se o frontal de altar em motivos vegetalistas estilizados e o brasão do Cardeal.

O teto pintado reflete o gosto artístico da época áurea do brutesco nacional. Duas lápides evocam os seus fundadores, bem como a figura ilustre do Cardeal Dom Veríssimo.

Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa
Capela dos Lencastres

Difícil não se admirar com a riqueza de detalhes, tão elaborados e coloridos, verdadeiras jóias que embelezam o local.

Detalhes do teto da Capela dos Lencastres
Detalhes do teto e das laterais da Capela dos Lencastres

Localização: Rua de São Pedro de Alcântara, 85 – Lisboa – Portugal

Visitas guiadas ocorrem às sextas e sábados, ao preço de 2,50 euros por pessoa, em grupos de no máximo 30 pessoas, sendo oferecidas nos seguintes idiomas:

Sextas – 11:30h – Francês
15:00h – Inglês

Sábados – 15:00h – Português
16:30h – Português

Lisboa possui muitas igrejas lindas, a Michele do blog Embarque 40 Mais visitou uma das mais bonitas e nos mostra tudo em Na Igreja Madre de Deus-Lisboa tudo que reluz é ouro. É incrível, pode apostar!

A Daniela Almeida do blog D&D Mundo Afora tem um post excelente sobre Quanto custa viajar para Portugal: roteiro de 15 dias, vale a pena conferir.

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

15 comentários sobre “Convento de São Pedro de Alcântara Lisboa

  1. Pingback: Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações | Destinos Por Onde Andei...

  2. Tamara Cerqueira

    Caminhar pelas ruas nos reserva surpresas maravilhosas. Os azulejos típicos portugueses sempre encantam. Lindíssimo local o Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa!

  3. Deyse Marinho de Abreu

    Esse convento é realmente maravilhoso! Quanta riqueza histórica, cultural e arquitetônica!!!! Sou encantada por ladrilhos portugueses e ver essas paredes cheias deles já é uma verdadeiro passeio. Sem dúvida um achado seu que quero muito conhecer! Nossa ida a Portugal está programada para o ano que vem e o Convento já está em nossa lista! Adorei o texto!

  4. Cintia Grininger

    Que achado maravilhoso esse convento, Gisele! Adoro quando sou surpreendida por um lugar assim, pouco conhecido e não planejado. Pelo jeito Lisboa tem muito dessas surpresas encantadoras e cheias de história. Já anotado aqui para uma futura viagem a Portugal.

  5. Fabíola Moura

    O mais legal de cada viagem está nessas pequenas grandes surpresas, que não seriam tão interessantes se a gente tivesse planejado. E que bom que você descobriu o convento de São Pedro de Alcântara em Lisboa e compartilhou com a gente, agora todo mundo pode ter a oportunidade de incluir no roteiro.

  6. Michele

    É mesmo linda essa Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara, Gisele! Pelas suas fotos, vejo muita harmonia entre as obras de arte em seu interior, sem exagero. Passei perto quando em Lisboa, mas não entrei. Fica para a próxima!

  7. Lívia de Melo

    Obrigada, as informações foram muito úteis. Estava pesquisando sobre esse convento, que no século 17 teria sido um orfanato de meninas, e o seu blog foi uma das pouquíssimas coisas que encontrei! Quando acabar essa pandemia, se Deus quiser irei a Lisboa visitar e pesquisar um pouco mais… parabéns pela página!! 🙂

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Que bom, Lívia, fico muito feliz por meu post sobre o Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, ter sido útil em suas pesquisas. Quando for à Lisboa, não deixe de visitá-lo mesmo, vale muito a pena conhecer. Obrigada e volte sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *