Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia - Destinos Por Onde Andei...

Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia

Um bate e volta de Bruxelas à Antuérpia foi um dos muitos passeios que fizemos na Bélgica neste formato, e foi uma experiência maravilhosa, confira tudo neste post.

A linda Grote Markt ou Praça do Mercado, com sua imponente prefeitura

Já saímos do Brasil com a intenção de passarmos um dia inteiro em Antuérpia, na região de Flandres, quando estivéssemos em Bruxelas, na Bélgica.

O motivo principal era conhecermos a terra da avó paterna do meu marido e assim fizemos, no dia do aniversário dele, e tudo conspirou para que fosse perfeito.

Confira outro bate e volta que renderam muitas fotos e alegrias em um destino maravilhoso também, no post da Nívia Guirra, Bate e volta à Modena na Itália.

Nosso bate e volta de Bruxelas à Antuérpia

A estação de trem de Bruxelas é bem central, fica no centro histórico da cidade e de lá partem vários trens ao dia com destino à Antuérpia.

Saímos de Bruxelas por volta de umas 9:00 horas da manhã e em pouco mais de uma hora de trem já estávamos na Antwerpen-Centraal, a principal estação ferroviária da cidade, e muito bem localizada também.

Antwerpen-Centraal

A Antwerpen-Centraal é considerada uma das mais belas estações de trem do mundo, e merece mesmo este título, passamos um bom tempo a fotografando e admirando.

A estação é muito bonita e faz juz à fama que tem

Saindo da estação foi só seguirmos em frente pela grande avenida que leva ao centro histórico, e para nossa surpresa era dia de festa na cidade.

E por falar em bate e volta, confira a dica do blog Vou no Mundo para conhecer uma tradicional cervejaria trapista em Westvleteren: como chegar na cervejaria.

Neste dia havia uma festa com vários moradores da cidade vestidos com roupas tradicionais, com apresentações e tiros de canhões, cheguei a brincar com meu marido de que a festa era pelo aniversário dele.

Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia
Vários moradores vestidos com roupas de época

Assistimos à uma apresentação com bandeiras na Grote Markt e fomos conhecer mais do centro histórico da cidade, o que nos agradou bastante.

Confira neste post o relato deste dia do nosso bate e volta de Bruxelas à Antuérpia: Um dia de festa em Antuérpia

Passamos em frente à Catedral de Notre Dame, com suas duas torres, sendo que uma não foi concluída e permence até hoje inacabada.

A Catedral contém várias obras do famoso pintor barroco Rubens e de outros artistas famosos, e é um dos grandes motivos de atrair tantos visitantes.

A Catedral de Notre Dame com suas torres, sendo que uma ficou inacabada
Obras do pintor Rubens atraem multidões à Notre Dame

O centro histórico possui uma rica arquitetura com influência holandesa e atrações bem interessantes, inclusive um castelo, o Steen, que significa pedra, ou seja, Castelo de Pedra.

Castelo de Steen

O Castelo de Steen fica às margens do Rio Schelde ou Escalda, e é uma das maiores atrações da cidade.

Uma enorme ampulheta está exposta no Castelo Steen
Detalhes da arquitetura do Castelo de Steen
Visitantes do castelo relaxam às margens do lago Schelde
Jardins do Castelo de Steen

Saímos do castelo e seguimos pela margem do Rio Schelde, existe um pier muito gostoso para passear e que termina em um bar em formato de navio.

Pier às margens do Rio Schelde
Como estava bastante calor, aproveitamos para nos refrescar com a brisa do rio
Este é o bar que tem formato de navio

Confira as dicas de bate e volta do blog Viajante Móvel no post Cinco diferentes bate e volta de Veneza, está demais.

Percorrer o centro histórico de Antuérpia é se deparar com muitas surpresas como as que encontramos abaixo.

Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia
Poço antigo no centro histórico de Antuérpia
Antigo ônibus com detalhes em madeira
Bares e restaurantes em arquitetura holandesa

Outra atração super interessante é uma escada rolante toda em madeira que leva ao Túnel de Santa Ana, que liga a região antiga à parte mais moderna da cidade.

Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia
Escada rolante de madeira em Antuérpia

A escada rolante de madeira é uma das coisas mais engenhosas e interessantes que já vi na vida, vê-la em funcionamento é muito bizarro, amei.

O túnel pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, atravessa sob o Rio Schelde e é muito interessante também, além de bem fresquinho.

Túnel de Santa Ana em Antuérpia

O artista Peter Paul Rubens morou e passou grande parte de sua vida em Antuérpia, a cidade reconhece sua grandeza para a arte e preservou sua antiga residência, transformando-a em um importante museu.

Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia
A fenomenal casa de Rubens, onde hoje abriga um museu dedicado à ele e suas obras
Praça com uma estátua do pintor Rubens

Outra figura ilustre da história da cidade é ninguém menos que Napoleão Bonaparte, que residiu no Palácio Real de Antuérpia, e que hoje abriga uma loja de chocolates, um café e espaço para eventos.

Antigo Palácio Real, residência de Napoleão Bonaparte
The Chocolate Line, a loja de chocolates do local

Antuérpia oferece muitas tentações para os visitantes, além dos deliciosos chocolates belgas, são muitas lojas de roupas de marcas famosas, elegantes shoppings e muitos diamantes, distribuídos nas inúmeras joalherias da cidade.

A avenida Meir concentra o maior número de lojas que agradam à todos os gostos e bolsos, impossível passar por ali e não sair com alguma sacolinha.

O elegante Shopping Stadsfeestzall
Todo decorado em dourado, um espaço luxuoso para compras em Antuérpia
Loja da Forever 21, que ainda não havia desembarcado no Brasil

Antuérpia é conhecida como a Capital Mundial dos Diamantes, por ser o maior polo mundial de lapidação das preciosidades.

É o local onde são negociados 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo, o setor movimenta milhões na economia da cidade.

Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia
Alguns dos inúmeros diamantes das vitrines da cidade

Lugares para comer também não faltam na cidade, optamos por celebrar o aniversário do meu marido com duas deliciosas pizzas na Pizzaria da Giovanni, tomando cervejas belgas e um vinho da casa, aprovadíssimo.

Brindando com vinho da casa da Pizzaria Da Giovanni

Voltaria com prazer à Antuérpia, uma cidade que nos proporcionou momentos maravilhosos e que conseguimos conhecer bastante em um bate e volta, super recomendo!

Como blogueiro adora um bate e volta, sugiro o post do blog Chicas Lokas viagens – Moeda e Belo Vale em um único dia: dicas para um bate e volta, adorei as dicas.

E também outras sugestões com a Dani Turismo no post 20 Passeios de Bate e Volta no Brasil, não faltam excelentes idéias e opções.

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

23 comentários sobre “Bate e volta de Bruxelas à Antuérpia

1. Danielle Miyoshi

Que linda a estação de trem, parece um palácio!
    Eu tentei visitar a Antuérpia na minha última vez na Europa, mas fiquei doente quando estava em Amsterdam e resolvi ficar quietinha até a febre melhorar.. kkk.. Doida para conhecer o antigo palácio real e bater perna pelas ruas. Você viu muita venda de anel de brilhante? Disseram-me que é o lugar mais barato.

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Olá, Danielle, que pena que não conseguiu incluir em sua visita à Europa, precisa voltar mesmo. Em relação aos diamantes, vi vários e em várias vitrines, mas não vi ninguém comprando, nem olhei preços, porque meu objetivo lá era outro. Mas adoraria ter adquirido um, não seria nada mal, rsrs.

2. Daniela Zambelli

Gisele que viagem dos sonhos!!! Fiquei encantada com a grandiosidade daquele tunel que liga as partes antiga e moderna da cidade… bela matéria, parabéns!

3. Lulu Freitas

Adorei a dica de bate-volta de Bruxelas para a Antuérpia. Eu não imaginava que fosse tão perto. Só uma horinha de trem, não é? Fiquei com muita vontade de conhecer o castelo. Adoro visitar castelo na Europa. Salvei o post!

4. Lilian Azevedo de Moraes

Oi, Gisele, que bate e volta legal, pois além de conhecer uma cidade gracinha ainda comemoraram o niver do maridão na terra dos antepassados. Fotos lindas ! Que estação de trem mais fotogênica !!!!! ótima dica pra uma volta a Bruxelas. beijocas

5. Sil Mendes

Vocês conseguiram fazer bastante coisa nesse seu bate e volta! Ainda não conheço mas fiquei com vontade e já coloquei na listinha .

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

kkkk, Nívia, você é uma graça, não tem nada de ignorante, é porque Antuérpia não é tão famosa como as outras cidades próximas de Bruxelas, como Bruges, Liege e Gent. Mas é um super destino, adorei!

6. Cynara Vianna

Adorei saber como Antuérpia é linda, ainda não fomos à Bélgica mas tínhamos em mente Bruxelas e Bruges, agora com certeza Antuérpia entrou em nosso roteiro e vi que um bate e volta é uma ótima opção para conhecer a cidade.

7. Emilia Brito

Adorei conhecer Antuérpia. Na época, cheguei a dormir uma noite na cidade, mas o fato é que se conseguir pegar um dia lindo como o que pegou, e devido a boa malha ferroviária da Bélgica, cabe muito bem num bate e volta!

8. Pingback: 12 cidades para um bate e volta de São Paulo - Uma Viagem Diferente