Bairro da Liberdade, São Paulo, recebe o I Japão.br - Destinos Por Onde Andei...

Bairro da Liberdade, São Paulo, recebe o I Japão.br

Bairro da Liberdade, São Paulo, recebeu nos dias 03 e 04/02, vários blogueiros de viagem que participaram do I Japão.br, um encontro com o objetivo de divulgar a história, cultura e gastronomia japonesas.

Foto oficial dos blogueiros do Japão.br no Museu da Imigração Japonesa no Brasil

I Japão.br

Como 2018 é o ano das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o I Japão.br vem abrilhantar as homenagens, mostrando a integração das culturas japonesa e brasileira, uma mistura que deu muito certo.

A iniciativa do encontro foi obra da blogueira de origem nipônica, Patrícia Takehana, que escreve o blog Bagagem de Memórias e foram muitas memórias da história da imigração japonesa no Brasil que tivemos acesso.

Bunkyo, Bairro da Liberdade, São Paulo

Iniciamos nosso encontro no Bunkyo, uma entidade que tem como missão: “Representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas à esta finalidade.”

Sede do Bunkyo, no Bairro da Liberdade, São Paulo

Participamos de uma palestra com a carismática Célia Oi, Coordenadora de Comunicação do Bunkyo, que nos mostrou sua paixão pelo legado de transmitir aos visitantes e participantes da entidade, a história dos japoneses em terras brasileiras.

Museu da Imigração Japonesa no Brasil

Em seguida, fomos conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que foi inaugurado pelo Presidente Ernesto Geisel em comemoração ao 70° Aniversário da Imigração Japonesa para o Brasil.

Participaram do evento as ilustres presenças do príncipe herdeiro do Japão, Akirito e a princesa Michiko, no dia 18 de junho de 1978.

Quem nos recebeu e mostrou o interessante acervo foi a presidente da comissão do museu Lidia Yamashita, com simpatia e conhecimento nos deu uma verdadeira aula de história da Imigração Japonesa no Brasil.

Museu da Imigração Japonesa no Brasil

Lidia apresentando quadro de importante pintor japonês

Bairro da Liberdade, São Paulo

Eu vestida de Samurai. Pode???

Conhecer este museu me mostrou uma parte da história brasileira que eu praticamente desconhecia.

Eu tinha uma visão mais romântica de como tudo aconteceu, e na verdade me surpreendi com a crueldade e desumanidade como os japoneses foram tratados naquela época. Triste realidade!

Bairro da Liberdade, São Paulo

Após conhecermos o Bunkyo e o Museu da Imigração Japonesa no Brasil, saímos em grupo, ciceroneados pela Shirley da Giro in Sampa, uma agência de turismo muito bacana, que apresenta São Paulo de forma diferenciada, em passeios temáticos com guias especializados. Adorei cada minuto!!!

Saímos em grupo com o Giro in Sampa para desbravar o bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade mostrando sua cara

Espaço Kazu, delícias orientais

Nossa primeira parada foi no Espaço Kazu, um restaurante oriental que nos recebeu com muita simpatia e comidas deliciosas, foi difícil sair de lá.

Momento de recepção e apresentação do Espaço Kazu

Uma turma muito legal

Foi difícil também escolher entre tantas variedades e opções, um cardápio recheado de delícias orientais, uma tentação e com porções super fartas.

Bairro da Liberdade, São Paulo

A Célia Oi rindo da minha falta de habilidade com o hashi ou do tamanho do meu prato

Como se não bastasse nosso delicioso almoço, o Espaço Kazu também oferece uma variedade de doces japoneses no andar superior, uma doceria de encher os olhos, e a boca de água.

Espaço Kazu

Doces japoneses, que delícia!

Jardim oriental

Nossa próxima parada foi no Jardim Oriental, o mais antigo e tradicional do Bairro da Liberdade, apresentado magistralmente pelo Giro in Sampa, que conhece a história por trás de cada ponto turístico.

Um local de tranquilidade em plena São Paulo

O jardim oriental está aberto à visitação pública, gratuitamente, de 10:00 às 16:00 horas, um espaço de paz e contemplação, merece uma visita.

Como não se encantar pelas lanternas japonesas do Bairro da Liberdade?

Igrejas centenárias

Prosseguimos pelo bairro da Liberdade ouvindo atentos as histórias do Giro in Sampa e no roteiro, igrejas com séculos de existência, marcando a presença católica na região.

Catedral da Sé

Catedral da Sé com sua cúpula esverdeada pelo tempo

Paróquia de São Gonçalo, São Paulo

A linda Igreja de São Gonçalo

Capela de Santa Luzia, São Paulo

Capela de Santa Luzia

com interior majestoso

Museu Tribunal de Justiça de São Paulo

O Museu do Tribunal de Justiça está instalado em um antigo prédio completamente restaurado, um belo exemplo de arquitetura urbana preservada na capital paulista e que o Giro in Sampa incluiu no roteiro.

Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo

O museu tem como propósito preservar os elementos materiais diretamente ligados à história e às tradições do Tribunal de Justiça, bem interessante.

Mais do Bairro da Liberdade, São Paulo

No retorno para o Bunkyo, deparamos com uma apresentação de um grupo com trajes típicos japoneses, tocando instrumentos que eu nunca tinha visto antes. A platéia improvisada estava maravilhada e eu também.

Apresentação de grupo típico do bairro da Liberdade, São Paulo

E mais surpresas pelo caminho, do jeitinho japonês de ser, comer e viver…

Feira do bairro da Liberdade, São Paulo

Bonsais na feira que acontece aos sábados e domingos de 9:00 às 18:00 horas

camarões

camarões para todos os gostos

e os famosos pasteizinhos com nome difícil: Gyoza

De volta ao Bunkyo

Já no Bunkyo, aconteceu um sorteio dos parceiros Viagema e Laço Cerâmica, adivinha quem ganhou uma peça da artista plástica Alice Sawamura?

Laço Cerâmica

Euzinha, sortuda, amei!!!

A Hikari também foi um dos parceiros e nos ofereceu uma sacola cheia de produtos que eu adoro, difícil foi colocar tudo na mala.

Bunkyo, bairro da Liberdade, São Paulo

No Bunkyo, recebendo os deliciosos produtos da Hikari, das mãos da Patrícia Takehana

Gentilmente, o Bunkyo, além de oferecer o espaço para o encontro, também nos forneceu vários livros sobre a imigração e cultura japonesa, botons, sacolas ecológicas, café, chá e a educação e amabilidade típica dos japoneses. Arigatou gozaimashita!

Um dos livros oferecidos pelo Bunkyo, bairro da Liberdade, São Paulo

Um dos livros oferecidos pelo Bunkyo

Um crepe para adoçar mais o dia!

E para finalizarmos o dia, seguimos para o Hachi Crepe Et Café, uma creperia com várias opções doces e salgadas, seguindo o paladar japonês, acompanhadas de recheios deliciosos, combinações perfeitas para as bebidas da casa.

Meu delicioso crepe doce do Hachi

O nome Hachi foi inspirado na estátua do famoso cachorro Hachiko, que fica na estação de Shibuya, em Tóquio.

São dois andares para os clientes na Liberdade

O ambiente é bastante agradável e jovem, um local descontraído para passar bons momentos no Bairro da Liberdade.

Faça um pin na foto abaixo e ajude a divulgar este post, obrigada!

E o Japão.br continua…

No dia seguinte fomos visitar a Japan House, o primeiro centro cultural dedicado à cultura nipônica no mundo, um espaço surpreendente que nos recebeu de braços abertos.

Japan House, São Paulo

Mas isto é assunto para um novo post, onde quero mostrar tudo que vimos e aprendemos, aguarde.

Só tenho a agradecer à Patrícia Takehana do blog Bagagem de Memórias, pela iniciativa, carinho e oportunidade; aos parceiros do encontro, pela generosidade e aos demais colegas blogueiros, pela simpática e agradável convivência.

Foi demais, que venham muitos outros encontros Japão.br, para divulgar a cultura nipônica e São Paulo por outro ângulo, para outros blogueiros de viagem.

Blogs participantes:

Segredos de Viagem

321_Viajando

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

22 comentários sobre “Bairro da Liberdade, São Paulo, recebe o I Japão.br

1. Lilian Azevedo

Antigamente visitava a Liberdade sempre que ia a SP. Gostava de comprar bonequinha vestida de kimono japonês pra minha filha.
    Da próxima viagem visitarei Liberdade.

2. Klecia

Foi tudo tão bacana! Adorei o convite da Pati, e adorei te conhecer pessoalmente, Gi! Você é pura simpatia! Espero que a gente se reencontre logo! Deu tanta saudade do nosso final de semana nipônico lendo teu post! 😀

3. Josiane Bravo

Que maravilha de passeio em SP e que turma mais linda, adoraria participar de um evento assim qualquer dia. Moro tão pertinho da cidade da garoa e tenho até vergonha de dizer que nunca explorei este bairro.
    P.S: o crepe me deixou com água na boca.

4. Diego Arena

Nossa, que legal esse passeio eim, deve ter sido uma experiencia bem legal mesmo conhecer mais a fundo o bairro da liberdade.
    Esses doces estão com uma cara ótima, próxima vez que for para a Liba irei lá.

5. angela sant anna

eu adoro a cultura japonesa e achei demais esse encontro, gostaria de ter participado, mas estou bem longe! um restaurante que gosto muito na liberdade eh o ~porque sim~, quando você entra já sente que foi teletransportado pro japão aheuaeh