Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações - Destinos Por Onde Andei...

Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações

Os motivos para visitar o Porto são inúmeros, mas cito somente estes 8 para que sirvam como inspirações para sua viagem à esta cidade maravilhosa, localizada no Norte de Portugal, confira abaixo e se inspire.

Meus 8 motivos para visitar o Porto

1- Conhecer mais um Patrimônio Mundial pela Unesco

motivos para visitar o Porto
Estação de São Bento, Porto

O centro histórico da cidade do Porto figura na classificação da UNESCO como Patrimônio Mundial devido sua grande riqueza arquitetônica e histórica.

Vários monumentos estão incluídos na lista, dentre eles a famosa e surpreendente Estação de São Bento, com seus lindos painéis em azulejos, que mostram cenas da história do Norte do país.

2- Visitar igrejas maravilhosas

motivos para visitar o Porto
Catedral da Sé

Pense em uma cidade com inúmeras igrejas, cada uma mais linda que a outra. Assim é Porto, a gente se surpreende à cada esquina, e as igrejas são uma atração à parte.

E várias são decoradas com os lindíssimos azulejos azuis, tanto no interior quanto no exterior, maravilhosas.

A Catedral da Sé é imperdível, um pecado ir ao Porto e não visitá-la, me surpreendi muito com seus painéis de azulejos e arcos imponentes.

3- Beber Vinho do Porto diretamente da fonte

motivos para visitar o Porto
Cave da Sandeman em Vila Nova de Gaia

Mais uma oportunidade imperdível no Porto, conhecer as caves de Vila Nova de Gaia, onde os vinhos do Porto são armazenados ou ir beber direto da fonte no Vale do Douro.

Atravessamos a pé a Ponte D. Luis I e fomos degustar o vinho do Porto em duas caves bem famosas, a Sandeman e a Ramos Pinto, amamos as experiências e os vinhos, claro, rsrs.

Para o Vale do Douro fomos de trem, em um percurso de aproximadamente 1:30h, até Peso da Régua e fizemos uma visita com degustação na Quinta do Vallado, aprovadíssimo também.

4- Apreciar a gastronomia portuguesa

Café Majestic, Porto
Sobremesa do Café Majestic, Porto

Essa parte é uma das melhores no Porto, aliás, em todo Portugal, e a fama é merecida, porque são pratos muito bem elaborados e saborosos, não há quem resista.

Como sempre acontece em nossas viagens, fizemos questão de provar os famosos e deliciosos pratos da região.

Entre eles, a francesinha, os pastéis de bacalhau, os pastéis de nata, bacalhau com natas, sardinhas fritas, arroz de tomate, além da conhecida variedade de sobremesas portuguesas feitas com ovos. Que tentação!

Um dos locais imperdíveis é o tradicional Café Majestic, nem que seja para tomar um café, comer uma sobremesa e admirar os ambientes muito bem preservados. Vale a visita.

5- Contemplar de perto os incríveis azulejos

motivos para visitar o Porto
Azulejos azuis portugueses

Outra maravilha do Porto é a quantidade de azulejos na cidade, espalhados por todo canto, nas igrejas, nas fachadas dos pontos comerciais e residências, nos museus, nas estações de trem, uma riqueza portuguesa, com certeza.

Azuis ou coloridos, eles estão por toda parte, e você irá se encantar com eles.

6- Conhecer a Livraria Lello & Irmão

motivos para visitar o Porto
Livraria Lello, Porto

Quem nunca ouviu falar da impressionante escadaria de Hogwarts, do filme do simpático bruxinho Harry Potter?

Pois, para quem não sabe, ela foi inspirada na linda escada vermelha da centenária Livraria Lello & Irmão, já que a autora J.K Rowling frequentava o local.

Para conhecê-la será necessário enfrentar uma longa fila de espera, mas confesso que vale a pena, porque ela oferece muito mais além da famosa escadaria.

7- Invadir Castelos e Fortalezas

motivos para visitar o Porto
Castelo da Foz do Douro, Porto

Essa parte é emocionante, conhecer castelos e fortalezas tão antigos, cenários da história de Portugal.

Fomos conhecer a Foz do Douro, uma região que merece uma longa visita, porque tem muito a oferecer ao visitante.

Entre as atrações, está o Castelo da Foz do Douro, também conhecido como Forte de São João Batista, uma verdadeira relíquia preservada.

Suas obras se iniciaram em 1570, durante a regência de D. Catarina, só ficando totalmente concluído em 1647, e tinha como objetivo assegurar a proteção da barra do Douro.

Além desta fortaleza, outras no Norte de Portugal podem ser conhecidas também, em bate-voltas como fizemos à Guimarães e Valença do Minho, esta última na fronteira com a Espanha.

8- Visitar cidades próximas

Santuário de Bom Jesus do Monte, Braga, Minho, Portugal
Santuário de Bom Jesus do Monte, Braga, Minho, Portugal

O Porto é um destino que te inspira muito, inclusive a sair percorrendo outros destinos próximos, em bate-voltas, como fizemos com muito gosto.

Fomos conhecer Braga, com seu impressionante Santuário de Bom Jesus do Monte, outro Patrimônio UNESCO, Guimarães, com seus imponentes Castelo e Paço dos Duques de Bragança, Aveiro com seus canais que a transformaram na “Veneza Portuguesa”, Peso da Régua, no Vale do Douro, com suas quintas onde brotam os deliciosos vinhos do Porto.

Fomos parar até na Espanha, em uma viagem de um dia à Santiago de Compostela, onde pudemos conhecer a linda Catedral de Santiago e na volta paramos em Valença do Minho, onde conhecemos a impressionante fortaleza com arquitetura militar com mais de 800 anos de história.

Precisa de mais motivos para visitar o Porto e colocar esta cidade como seu próximo destino de férias? Acredito que não, vá e depois me conte tudo aqui nos comentários, vou adorar saber sobre sua viagem.

O Norte de Portugal é mesmo inspirador, não é? Que tal conhecer também uma das regiões mais lindas de Portugal, o Algarve, pelo olhar do blog Viagens e Caminhos?

Se também for à Lisboa, não deixe de ler os post sobre a cidade e conhecer lindas atrações como o Convento de São Pedro de Alcântara.

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do grupo 8 on 8, em que todo dia 8 do mês, alguns blogueiros escrevem sobre um tema em comum, somente com 8 imagens.

Neste mês de outubro, o tema escolhido foi “8 motivos para visitar algum destino”. Confira abaixo o que as minhas amigas sugerem e aproveite!

Let’s Fly Away – Pontos turísticos de Washington. 8 motivos para visitar o Lago Tidal Basin. 

Mulher Casada Viaja – 8 Motivos para NÃO visitar à Costa Amalfitana no verão

Travel Tips Brasil – Cafayate: 8 motivos para visitar o norte Argentino

Viajante Econômica – 8 motivos para visitar Milão

Entre Polos – 8 Motivos para Visitar o Egito Agora!

Chicas Lokas – 8 motivos para viajar para Canela

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

28 comentários sobre “Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações

  1. Pingback: 8 motivos para visitar Milão - Viajante Econômica

  2. Zudi Dadalt

    Gisele, o Porto está na minha lista de desejos há muito tempo. Agora lendo seu post, vejo o quanto estou perdendo. Parece ser uma cidade bem alegre, e mesmo eu que não sou muito de beber, adoraria provar um vinho do Porto direto da fonte. Deve ter sido uma ótima experiência. Bjs

  3. Lulu Freitas

    Adorei viajar um pouquinho com você pelo Porto. Que encantador. De todos os motivos que você elencou a gastronomia e os azulejos são os que mais me inspiraram. A culinária portuguesa sempre maravilhosa! E os azulejos acho de uma delicadeza e riqueza incríveis. Amei o post!!!

  4. Mariana Menezes

    Gi, adorei suas dicas do Porto e já anotei tudo aqui, porque a minha viagem está chegando! Confesso que a gastronomia e os vinhos serão com certeza um dos focos do meu passeio. Mas gostei de saber do Castelo da Foz do Douro, quem sabe não rende um post pro próximo 8on8. Adoro essa troca nossa! Bjs, Mari

  5. Analuiza Carvalho

    Costumo dizer que deixei meu coração no Porto! Foi um intenso amor à primeira vista! Que delícia voltar à cidade com seus principais 8 motivos para visitar… A gastronomia, igrejas e a estação de São Bento… acrescentaria o casario e as ruas tortuosas.

    Infelizmente não conheci o Castelo da Foz do Douro. 🙁

    De bate/volta só fiz para a maravilhosa Guimarães. Fiquei presa, descobrindo cada detalhe do Porto… Não queria mais sair de lá!

    Não peguei fila na Lello… Cheguei, comprei o “ingresso” e entrei. Fiquei horas lá dentro escolhendo livros. Encontrei uma vendedora que me presenteou com ótimas dicas de livros, filmes e histórias de sua família, de uma época portuguesa que não tinha muito conhecimento. Momentos que marcam uma viagem. Por essas e outras que costumo ficar mais tempo nos lugares. Esses momentos, sem pressa, que movem minhas viagens…

    Lindo texto Gi, sobre este Porto que tanto me deixou apaixonada! 🙂 bjs

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi Analuiza, faço das suas palavras sobre o Porto as minhas também. Que cidade encantadora, também deixei meu coração lá, aliás, trouxe o Porto no meu coração, rsrs.
      Muito obrigada pelo carinho e visita, um grande beijo.

  6. Pingback: Bate e volta do Porto à Aveiro, Portugal | Destinos Por Onde Andei...

  7. Noelia

    Não me faltam motivos para visitar o Porto, sou apaixonada e escolhi o Porto para viver. Algumas de suas dicas ainda não conheço! Amei o post!

  8. Deyse Marinho

    Eu, há muitos anos, já sou louca por conhecer Porto e toda Portugal! E esses seus 8 Motivos e inspirações para visitar o Porto só me deixou com mais vontade ainda! Seria ano que vem, mas acho que realmente não poderemos ir! Terá que ser adiado e ficar no sonho, por enquanto! Quero desfrutar de todos os atrativos e opções listadas por você, apreciar o centro histórico, saborear os vinhos e a gastronomia, apreciar as igrejas históricas, bem como os belíssimos azulejos, fortalezas e castelos encantadores, fazer todos os bate voltas possíveis e me deleitar na história!!! Obrigada por esse texto e por me instigar, por meio dele, tantos desejos salutares! Beijos!

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi, Deyse, seu comentário já é uma viagem à Portugal. Você entendeu toda a essência de visitar este país maravilhoso, e o Porto resume tudo isto em um só lugar. Não faltará oportunidade para que vocês usufruam de tudo isto em breve. Muito obrigada e grande beijo.

  9. Ana Carolina

    Gisele, Porto é simplesmente perfeita não é mesmo? Nós amamos a cidade e concordamos com seus motivos, principalmente o vinho do Porto que é delicioso.

  10. Marcela

    Motivos não faltam pra gente querer visitar o Porto pelo menos uma vez ao ano né? Amei as dicas, muitos lugares que não conheci e já deixei anotado para quando puder voltar! Obrigada

  11. Sil Mendes

    Gisele, acredita que ainda não conheço o Porto? Preciso volta a Portugal pra conhecer.
    Esses seus 8 motivos pra conhecer o Porto me fizeram ficar com mais vontade de ir. Aproveitei e salvei aqui p adicionar no meu roteiro quando eu estiver planejando essa viagem .

  12. Fernanda Scafi

    Estive em Portugal um tempão atrás, incluindo alguns dias em Porto e passei tb por várias outras cidades próximas! O que eu mais gostei em geral foram esses azulejos MARAVILHOSOS! Sou fascinada por eles rs Mas confesso que tem mta coisa q não lembro mais direito (quase 20 anos dessa viagem rs) e preciso voltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *