Parque Lage, um oásis de paz na Cidade Maravilhosa

O Parque Lage, no Rio de Janeiro, era um dos locais que eu mais queria visitar nos últimos tempos e pude realizar este desejo em uma viagem rápida à Cidade Maravilhosa.

Parque Lage

 

O Parque Henrique Lage é uma atração pública e gratuita, com aproximadamente 625 mil metros quadrados de Mata Atlântica e aos pés do Morro do Corcovado, e de onde se pode ver bem próximo a imagem do Cristo Redentor.

Piscina do Parque Lage

Piscina do Parque Lage

Atualmente o palacete abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, criada em 1975 pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Salve o Pin abaixo em seu Pinterest e ajude a divulgar este post!

Um pouco da história

 

Tudo começou em 1811, quando a fazenda onde havia um engenho de cana de açúcar foi adquirida por Rodrigo de Freitas Mello e Castro.

A família Lage veio a adquirir a propriedade em 1859, e o armador Henrique Lage, em meados de 1920, encomendou ao arquiteto italiano Mario Vodret a missão de remodelar o palacete para ser sua moradia com a esposa, a cantora lírica italiana Gabriella Besanzoni.



America do Sul em Promoção

Posteriormente, devido à uma hipoteca, o palacete passou a ser de domínio público e foi tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1957.

Desde 2004, os jardins do Parque Lage integram o Parque Nacional da Tijuca e a administração está por conta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que esperar

 

A arquitetura elegante e a decoração detalhada foram pensadas para agradar ao gosto refinado da esposa de Henrique Lage; mármores, colunas, afrescos, tudo de extremo bom gosto e que até hoje impressiona os visitantes.

Parque Lage

Colunas e vasos enormes enriquecem a decoração do palacete

Parque Lage

De dentro do palacete se avista os lindos jardins

Banheiros em mármore italiano

Banheiros em mármore italiano

Na área da piscina existe um Café bastante agradável, onde os visitantes podem passar ótimos momentos admirando toda a beleza do palacete.

 

Parque Lage

No meio da foto, eu, relaxando no café do palacete

Parque Lage

As luzes foram se acendendo à medida que a tarde caía

Quando cheguei ao Parque Lage, já era mais para o fim da tarde e o local não demoraria a fechar, então não consegui ver a parte externa como gostaria, fica para outra oportunidade.

Parque Lage

A fachada do palacete impressiona

Embora o palacete esteja precisando de uma reforma, os detalhes não deixam dúvidas sobre o cuidado em exibir a riqueza e beleza da arquitetura.

Parque Lage

Ricos detalhes

Os jardins do Parque Lage terão que ficar para uma outra vez que eu puder retornar, o tempo não foi suficiente e a noite chegou rápido.



Generic 728x90

Mas foi o bastante para descobrir mais um lugar que indico para todos quando forem visitar o Rio de Janeiro. Vale muito a pena conhecer!!!

Jardins do Parque Lage

Jardins do Parque Lage

O Cristo já estava iluminado, lindo como sempre

O Cristo já estava iluminado, lindo como sempre

Além do palacete, o parque oferece aos visitantes as belezas dos jardins, trilhas, um aquário em uma gruta, área para piqueniques, lagos, entre outras atrações. Vale a visita, na volta eu confirmo o restante, um ótimo motivo para retornar!

 

Informações sobre localização e horários no site abaixo:

Parque Lage

 

O blog está participando de mais uma Blogagem Coletiva com a #euadoroesseparque, onde vários blogueiros mostram seus parques prediletos, confiram os outros posts abaixo:



Visite o site

Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

24 comentários sobre “Parque Lage, um oásis de paz na Cidade Maravilhosa

  1. Lilian Azevedo

    Oi, Gisele o Parque Lage é um lugar muito agradável e rende ótimos passeios além de um café da manhã admirando essa piscina.Na próxima viagem ao Rio vamos visita- lo juntas.

  2. Lilian Azevedo

    Oi,Gisele
    Adoro o Parque Lage e realmente é um lugar privilegiado. Voce mostrou muito bem no seu post. Já estive por lá algumas vezes, mas lendo seu post me deu vontade de voltar. Quando vier ao Rio vamos marcar um passeio juntas. beijos

  3. Regina Oki

    Morei 7 anos aqui no Rio. Trabalhava demais e quase não fazia turismo. Agora não tenho mais desculpas, né?! Adorei conhecer o parque “com você”. Quem sabe não vamos juntas um dia, tomar um café de frente praquela piscina?! 🤓😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *