Meus 10 motivos para amar Paris

Quando pensei em escrever sobre o que mais amei em Paris, me lembrei de tanta coisa que se contasse aqui o texto ficaria enorme, então tentei reduzir a somente 10 motivos para amar Paris, sabendo que cometeria grandes injustiças com a Capital da França.

Já contei em outro post que Paris foi a primeira cidade que conheci em minha primeira viagem internacional e o quanto me surpreendeu com suas belezas, arte e cultura, transformando para sempre a minha vida, tanto que me tornei blogueira de viagens poucos anos depois e a culpa é da Cidade Luz.

Vamos aos meus argumentos:

1- A rica história francesa:

Uma história marcada por reis, papas e imperadores, batalhas e guerras, vitórias e derrotas, pobreza e riqueza, muito de tudo isto está em Paris, espalhado por museus e monumentos, parques e praças, ao alcance de todos que visitam esta cidade surpreendente.

Desde a Torre Eiffel, onde Hitler desfilou com seus generais na Segunda Guerra Mundial, até a Champs Elisées, a linda avenida onde o general Charles de Gaulle comandou as tropas da Resistência Francesa após a liberação de Paris, tudo é história.



Booking.com

arco-triunfo

Arco do Triunfo

arco-triunfo

Registros de generais e batalhas de Napoleão no Arco do Triunfo

chama-soldado-desconhecid

Chama eterna ao Soldado Desconhecido, homenagem aos soldados não identificados mortos na Guerra

2- A cidade é um Museu a céu aberto:

Você pode até dizer: – Ah, mas eu já ouvi isso antes!!!

Eu também já ouvi, mas só fui entender quando pude ver ao vivo e a cores tudo que  está contido nestas poucas palavras e me surpreender com o que encontrei espalhado pelos quatro cantos de Paris. Esculturas, fontes, monumentos, tudo ali, se abrindo diante de meus olhos, além da arquitetura singular.

Torre Eiffel

Obras de arte com a Torre Eiffel ao fundo

Place-Concorde-Paris

Place de la Concorde

Obelisco-Luxor-Paris

Obelisco de Luxor, retirado do Templo de Luxor

3- Museus fantásticos:

Tá bom, Paris é “um museu a céu aberto“, mas não é por isto que você vai deixar de conhecer as riquezas expostas nos sensacionais museus da cidade, o melhor está guardado neles e são imperdíveis. Se está nos livros, está lá ao seu alcance, aproveite.



Booking.com

Museu-Louvre

Museu do Louvre

Museu-Louvre

Hall de entrada do Museu do Louvre

Museu D´Orsay

Museu D´Orsay

4- Uma cidade muito fotogênica:

Quer sair bem na foto? Visite Paris e os cenários de suas doces lembranças serão maravilhosos, encantadores, inesquecíveis, como os meus.

Pont des Arts ainda sem os cadeados

Pont des Arts ainda sem os cadeados, ao fundo, a Île de la Cité

Torre-Eiffel

Torre Eiffel

Rio-Sena-Paris

Rio Sena e Jardim das Tulherias ao fundo

5- Topografia favorável:

Paris é plana, com exceção da região de Montmartre, e pelo menos onde interessa aos turistas, facilitando as longas caminhadas pela cidade. Por isto que por lá o verbo flanar, que significa “caminhar sem destino certo,  andar sem rumo”,  faz todo o sentido.



Booking.com

Avenida-Paris

Avenida em Paris

Bairro Saint Germain des Prés

Saint Germain des Prés, um dos bairros mais animados e planos

6- Ótimos transportes públicos:

OK, você cansou de flanar, porque a cidade é grande e as pernas não permitem mais, então pode optar pelos transportes públicos extremamente eficazes, como: metrô, ônibus e tramway (bondes elétricos modernos que ligam aos subúrbios), além das ecológicas bicicletas que podem ser alugadas. Lembrou que Paris é plana?

Metrô de Paris

Esperando o RER, o trem que leva ao Castelo de Versalhes

Estação Solferino Paris

Estação Solferino em Saint Germain de Prés

Bicicletas-Paris

Bicicletas para aluguel em Paris

7- Passeios bate e volta:

Quem visita Paris acaba saindo da cidade e conhecendo alguns pontos turísticos no seu entorno e boas opções não faltam: Castelo de Versalhes, Euro Disney, Jardins de Monet em Giverny, Mont Saint Michel, etc. Entenda o etc como muitas coisas boas para conhecer mesmo e pertinho de Paris.

Castelo-Versalhes

Castelo de Versalhes

Jardins do Castelo de Versalhes

Jardins do Castelo de Versalhes

8- Doces:

Paris definitivamente não é um local para se fazer dietas, porque a oferta de sobremesas é enorme e são tão bonitas, gostosas e sofisticadas que a gente acaba sucumbindo à vontade e experimentando muitas opções. Porém, em viagens é hora de relaxar e aproveitar, deixe o regime para quando retornar prá casa. Alguém resiste aos crepes deliciosos e aos coloridos macarons?

Doces-maravilhosos-Paris

Doces maravilhosos

Doces em Paris

Difícil escolher

Doces em Paris

entre tantas opções

Macarons parisienses

Macarons

9- Baguetes, crepes, queijos e vinhos:

Nem só de doces vive o turista em Paris, a gente acaba experimentando as baguetes variadas (ótima opção para lanches mais econômicos), os crepes leves, os queijos excepcionais e os vinhos idem. Mas para mim, imperdível mesmo é a famosa sopa de cebola, tem que provar, é o máximo em tradição e sabor, adoro.

sopa-cebola-paris

Sopa de cebola, sempre acompanhada de torradas e queijo

Vinho e cerveja

Vinho e cerveja

Crepe-salgada-Paris

Crepe salgado

Crepe-doce-Paris

e crepe doce

10- Flores em qualquer estação:

Uma das coisas que mais me chamou a atenção em Paris foram as flores. São lindas, viçosas, coloridas e encontradas em qualquer estação do ano. Até mesmo no inverno elas estão lá, enfeitando a cidade e o cenário de suas fotos. Uma explosão de cores e formas, um brinde aos olhos.

Flores-Paris

Rosas com a Notre Dame ao fundo

Jardim próximo à Torre Eiffel

Jardim próximo à Torre Eiffel

Tulipas

Tulipas

Tulipas

e mais tulipas

E ainda tem mais, muito mais, mas isto é assunto para outros posts.

Tem alguma outra sugestão sobre Paris? Deixe seu comentário abaixo, vou adorar saber.

Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *