Catas Altas, um paraíso na Estrada Real - Destinos Por Onde Andei...

Catas Altas, um paraíso na Estrada Real

Catas Altas é uma cidade mineira que já estava na minha lista de desejos, um destino que eu tinha certeza que iria conhecer, até mesmo devido à proximidade com Belo Horizonte.

Esta cidadezinha tipicamente do interior das Minas Gerais, separada de BH por pouco mais de cem quilômetros, já habitava meu imaginário, pelas imagens que eu havia visto na internet.

Igreja de Santa Quitéria, em Catas Altas, Minas Gerais

Casinhas brancas com janelinhas azuis, ruas de pedra, a linda igreja matriz, a capelinha singela e encantadora e a imponente Serra do Caraça, tudo me atraia à Catas Altas.

Porém, o que eu não imaginava, é que eu me surpreenderia muito mais, quando tive a oportunidade de conhecê-la em uma Famtrip organizada pela Prefeitura da cidade, para o lançamento da Campanha de incentivo ao Turismo, com a #vivacatasaltas.

O jovem Secretário do Turismo e Cultura de Catas Altas e Presidente da Associação do Circuito do Ouro, Rodolpho Sanches, é o mentor dessa campanha que promete trazer novos ares e bons frutos para o turismo na cidade e região.

Fui convidada a conhecer Catas Altas em um fim de semana prolongado, chegando no sábado e partindo na terça-feira de manhã, e passou tão rápido e foi tão bom, melhor até do que eu jamais poderia imaginar.

O melhor de Catas Altas

1- A História

Bicame de pedra
O Bicame de Pedra, importante atração na região

A história de Catas Altas se confunde com a de seu povo e de sua região, e está sempre associada à conquista do ouro e mineração.

O nome da cidade se deve “às profundas escavações que se faziam no alto do morro”.

Toda a cidade e região respiram história e são tantas registradas e contadas pelo seu povo que vale a pena cada pesquisa e prosa.

Todo o rico acervo cultural, histórico e religioso está merecidamente protegido pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Na imagem acima, vemos o Bicame de Pedra, ruínas do aqueduto construído em pedras empilhadas no povoado de Quebra Ossos, em 1792.

Servia para captação de água do alto da Serra do Caraça, que era destinada à lavagem de minérios e cascalhos, como parte do sistema de exploração aurífera nos séculos XVIII e XIX.

Para a obra do aqueduto foi gasta uma arroba de ouro, equivalente a 15 Kg do precioso metal.

2- Os habitantes de Catas Altas

Outra grande surpresa, foi o acolhimento com que os habitantes da cidade nos reservaram, uma simpatia e hospitalidade capaz de seduzir até o mais duro dos corações.

Fomos conhecer a Casa do Artesão, que fica ao lado da Igreja Matriz, e todos nos receberam muito bem e sempre com sorrisos no rosto, que gente especial que habita Catas Altas.

Em todos os estabelecimentos que passamos, sejam nas pousadas, restaurantes e instituições, sempre um sorriso nos acolhia, o que também aconteceu quando fomos recebidos em nossa visita à Igreja de Santo Antônio, em Santa Bárbara.

3- A Serra do Caraça

A Serra do Caraça ao fundo

Este verdadeiro monumento em pedra é um capricho à parte da natureza da cidade e região. Uma exuberância que, sem querer ser soberba, só vi em Mônaco, onde um enorme penhasco também emoldura a cidade. Que trem mais chique Catas Altas, né?

Ora coberta pela neblina, ora totalmente visível, a Serra do Caraça é uma obra prima de Deus, disponível à todos que visitam a cidade. Haja câmeras e celulares para registrar tamanha grandiosidade e beleza.

4- As igrejas de Catas Altas, Santa Bárbara e Caraça

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Outras atrações imperdíveis são as igrejas de Catas Altas, Santa Bárbara e do Caraça, verdadeiras jóias que acolhem e contam mais da história da Estrada Real.

A singela Capela de Santa Quitéria e a rica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Catas Altas; a importantíssima Igreja de Santo Antônio em Santa Bárbara, com o teto em afrescos do Mestre Ataíde; e a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Santuário do Caraça, com suas relíquias e lindos vitrais franceses, são importantes marcos da religiosidade mineira.

5- A gastronomia de Catas Altas

Restaurante Rancho do Pote com seu cardápio mineiro no fogão à lenha

Após cada parte de nosso roteiro, uma parada para provarmos as delícias da comida mineira, alguns dos melhores momentos de nossa programação.

E são tantas as opções, que comer bem em Catas Altas, é coisa fácil de acontecer.

Provamos as especialidades do chef no Restaurante La Viola, comida servida no fogão à lenha do Restaurante Rancho do Pote, os quitutes e as pizzas maravilhosas da Estação da Serra, uma feijoada de comer de joelhos no Bistrô Canto da Serra, além de um café colonial no Restaurante Primórdios da Terra, tanta coisa boa que só provando pra ver.

6- O Santuário do Caraça

Santuário do Caraça

Uma parte importante de nosso roteiro, não poderia mesmo ter ficado de fora. Iniciamos fazendo as trilhas do Lobo-Guará, muito fácil para os iniciantes, eu que o diga.

Depois fomos conhecer todo o Santuário; das antigas instalações do antigo colégio que foi incendiado e hoje abriga um museu, à Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, passando também pelas atuais acomodações dos hóspedes que pernoitam por lá.

Almoçamos no restaurante do Santuário, provando mais uma vez da deliciosa culinária mineira, servida no fogão à lenha. De sobremesa, doces de leite e de banana, iguarias produzidas no próprio restaurante.

É um local impressionante, das antigas construções à natureza exuberante, é um excelente passeio para casais e famílias e com ótimo custo benefício.

7- As trilhas e cachoeiras

Cascatinha, Santuário do Caraça

A preservação da natureza faz parte da essência de Catas Altas, abençoada que foi e faz jus à tamanha riqueza natural.

São diversas trilhas, cachoeiras, fauna e flora abundantes na região que atrai vários visitantes interessados em curtir o melhor que Minas oferece, em termos de contato com a natureza.

Fizemos duas das mais famosas trilhas da região, a Trilha dos Lobos-Guarás, no Santuário do Caraça, que nos levou à famosa Cascatinha, uma queda d’água incrível, ótimo local para relaxamento e lindas fotos.

A outra trilha está situada na Pousada das Nascentes, onde fiquei hospedada. O proprietário Kléber faz uma expedição com os hóspedes e conta histórias divertidas da região, mostrando toda a exuberância da propriedade aos pés da Serra do Caraça.

Foi muito interessante ouvir seus conhecimentos e sabedoria de homem da região, aprendemos muito com ele.

Um lugar bom para descansar, curtir a natureza e saborear um café da manhã delicioso, com vista para a Serra do Caraça.

8- A cultura de preservação

Catas Altas
Com Roberto Cláudio Miranda, responsável pelo ateliê de restauração, na Igreja Matriz de Catas Altas

Como se tudo acima não bastasse, outro item que considero de extrema importância em Catas Altas, é o espírito de preservação da história e riquezas da cidade.

Fomos apresentados ao ateliê de restauração, instalado no Consistório da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sob a condução do respeitado restaurador Roberto Cláudio Miranda, profissional com mais de 20 anos de trabalho e experiência no setor.

Importantes peças são restauradas no ateliê, por uma equipe acompanhada pelo profissional, com os mais rígidos e modernos critérios de restauração.

Trata-se de um trabalho importantíssimo para a cidade, região e estado de Minas Gerais, um grande aliado da história, preservação do patrimônio e identidade nacional.

Querendo conhecer mais das Minas Gerais? Que tal uma visitinha também em Capitólio e Ouro Preto?

Tudo sobre Capitólio você encontra em Capitólio MG: o que fazer, onde ficar, dicas, custos e como economizar, no blog Destinos Notáveis.

E confira minhas sugestões de hotéis e pousadas em Ouro Preto em Hospedagem em Ouro Preto, melhores dicas!.

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do grupo 8 on 8, em que todo dia 8 do mês, alguns blogueiros escrevem sobre um tema em comum, somente com 8 imagens.

Neste mês de dezembro, o tema escolhido foi “Surpresas de Viagem”. Confira abaixo o que os outros blogs sugerem e aproveite!

Travel Tips BrasilBate e volta Seattle EUA – Snoqualmie Falls

Chicas LokasA surpreendente Laguna Humantay

Let’s Fly Away – Abadia de Sant’Antimo na Toscana, um tesouro escondido

Viajante Econômica – Begijnhof: uma agradável surpresa em Amsterdam

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

37 comentários sobre “Catas Altas, um paraíso na Estrada Real

1. Pingback: Laguna Humantay no Peru | Chicas Lokas na Estrada

2. Geralda Magela Rodrigues Neiva

Amo seus Posts. Você escreve muito bem. Sinto vontade de conhecer todos os lugares que você posta. A maneira que você descreve os detalhes e a história me encantam.
    Parabéns, Gisele! Sou e serei sempre sua seguidora. Um grande abraço.

3. Pingback: Seattle EUA - Snoqualmie Falls: sugestão de bate-volta - Travel Tips Brasil

4. Pingback: Fortaleza da Antiga Cidade de São João de Acre, Israel

5. Analuiza Carvalho

Oi Gi… que cidade mais encantadora! Uma bela surpresa de viagem! Tão perto de BH e eu não tinha a menor ideia de sua existência! História, natureza, boa gastronomia… o que mais podemos desejar de um destino?! Além disso, um delicioso acolhimento do povo da cidade!

Que delícia de destino! 🙂 bjus

6. Cecília Beu

Oi, Gisele. Só de ler seu post já adorei essa cidade! Parabéns à Prefeitura de Catas Altas por se preocupar em mostrar como é sua cidade e suas riquezas naturais e culturais.
    Tenho muita vontade de visitar as cidades históricas de Minas e Catas Altas foi uma bela surpresa. Vou incluí-la no meu roteiro. Obrigada por compartilhar suas impressões. bjs

7. Zudi Dadalt

Gisele, que delícia ter um lugar tão encantador como Catas Altas tão próximo da sua cidade. Adorei saber a origem do nome, pois isso é algo que sempre busco descobrir dos locais que visito. Espero em breve poder conhecer esse pequeno paraíso. Bjs

8. Lulu Freitas

Adorei conhecer Catas Altas pelo seu post! Uma cidade tão pertinho de Belo Horizonte mas que parece ao mesmo tempo tão distante, considerando suas características. Uma ótima dica de uma cidade do interior mineiro de fácil acesso. A arquitetura é uma graça e a comida me deu água na boca!

9. Pingback: Retrospectiva 2019: visitei, amei e indico! | Destinos Por Onde Andei...

10. Pingback: Onde comer em Catas Altas? | Destinos Por Onde Andei...

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Oi, Andréa, realmente, tudo que Minas tem a oferecer, nós podemos encontrar em Catas Altas: boa gente, natureza preservada, comida mineira deliciosa, hospitalidade, tudo em um só lugar. Obrigada, beijos.

11. Deyse Marinho

Olá! Tudo bem? Adorei seu texto e tê-lo encontrado na internet foi essencial, pois estou montando meu roteiro de passeio pela região e vou utilizar muito as suas dicas! Obrigada!

12. Cintia Grininger

Estamos planejando uma viagem por Minas em julho e Catas Altas está no nosso roteiro. Adorei as dicas e com certeza vou usar muitas delas.

13. Tamara Cerqueira

Amei saber tantas coisas sobre Catas Altas, principalmente da cultura de preservação. Realmente na preservação, o respeito e cuidado na restauração de peças históricas, é importantíssimo trabalho!!

14. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR

Amei o post! Nunca tinha ouvido falar de Catas Altas. Fiquei encantado com a riqueza desse lugar. Quanta história, cultura, gastronomia e natureza pra se ver, curtir, sentir e deliciar. Que vontade de passar um fim de semana nesse lugar!

15. Andrea

Não conheço Minas, mas a estrada real tem aparecido com frequência em minha vida, será um sinal?! Adorei o post, a cidade de Catas Altas é um verdadeiro encanto.

16. Fabíola Moura

Minas sempre revela boas surpresas com suas cidades de interior históricas e belas. Bom saber que a porta de entrada para o Santuário do Caraça é uma cidade agradável como Catas Altas.

17. Pingback: Begijnhof: uma agradável surpresa em Amsterdam - Viajante Econômica

18. Pingback: O que fazer no Santuário do Caraça? | Destinos Por Onde Andei...