Cataratas Argentinas: um dia no Parque Nacional Iguazú - Destinos Por Onde Andei...

Cataratas Argentinas: um dia no Parque Nacional Iguazú

As Cataratas Argentinas estão localizadas no Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, na região de Misiones, na Argentina, como o próprio nome sugere.

O Parque Nacional Iguazú é enorme, com opções de trilhas para todo público, com maior ou menor dificuldade e que encantam à todos que o frequentam.

Na minha chegada ao Centro de Visitantes pude conferir um painel que mostra o parque com todos os atrativos que ele oferece. Cabe a cada um escolher que caminho seguir.

Na entrada do parque com a bandeira argentina

Existem quatro caminhos projetados por especialistas, que oferecem um pleno contato com a natureza da região, com mirantes, cachoeiras, animais selvagens e muito verde.

Eles são: o Caminho da Aventura, o Caminho da Família, o Caminho do Relax e finalmente, o Caminho das Fotos e Aves.

Optei pelo Caminho das Fotos e Aves, porque fui visitar o parque já no meio da manhã, então não teria tempo de ver tudo que queria, e fazer todos os caminhos é passeio para dois dias, conforme recomendam.

Minha primeira grande surpresa foi encontrar um grupo de crianças indígenas de uma tribo da região, elas estavam se apresentando cantando e dançando músicas na sua língua.

Adorei e resolvi tirar várias fotos com elas, são lindas, alegres e muito saudáveis, fiquei encantada com a apresentação.

Encontrei esse grupinho lindo de crianças indígenas

O melhor das Cataratas Argentinas

Optei pelo Caminho das Fotos e das Aves também, por ser um dos que dá acesso à Garganta do Diabo, a maior das atrações do parque das Cataratas Argentinas, e que eu não perderia por nada nesse mundo.

A bordo do trenzinho do parque

À bordo do Trem Ecológico da Selva, incluído no valor do bilhete e que parte da Estação Central rumo à Estação Cataratas, parti toda feliz para conhecer de perto a melhor das atrações do parque, na minha opinião e acho que da maioria, a Garganta do Diabo.

Várias passarelas levam até esta enorme queda d´água em forma de U, com 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento.

À medida que nos aproximamos da Garganta do Diabo, já conseguimos ver a névoa formada pelo grande volume de água despejada no impressionante abismo.

Cataratas Argentinas
Passarelas enormes atravessam sobre as águas

Quem visita o local é presenteado com um arco íris, que enriquece ainda mais a experiência, dependendo do tempo no dia, e eu dei muita sorte.

Cataratas Argentinas
Um Arco Íris colorindo o cenário que já é incrível

Mesmo visitando as Cataratas Argentinas sozinha, não faltaram pessoas solícitas para registrar meus momentos, a energia é contagiante mesmo.

Cataratas Argentinas
Impossível não se encantar com tanta beleza

Confira também: O surpreendente Parque das Cataratas em Foz do Iguaçu

Cataratas Argentinas
A Garganta do Diabo nas Cataratas Argentinas

O parque funciona todos os dias à partir de 8:00h, sendo o último horário de ingresso às 16:30h e o visitante pode ficar dentro dele até às 18:00h.

Fiquei ali até quase dar o horário do parque fechar, era o tempo de voltar pelas passarelas e pegar o trem de volta à Estação Central.

Até os quatis, espécie animal muito abundante no parque, já estavam se recolhendo para suas tocas, o dia divertido já estava acabando pra eles também.

Está aí um dos passeios mais incríveis que podemos fazer, partindo de um destino brasileiro econômico e surpreendente como Foz do Iguaçu.

Super recomendo, para mim valeu cada minuto, cada foto, cada suspiro, e pretendo voltar em breve para apresentar tudo isto à minha família.

Cataratas Argentinas
Retornando do passeio maravilhoso

É necessário apresentar carteira de identidade ou passaporte para visitar o Parque das Cataratas Argentinas.

Quem quiser visitar o parque em dois dias consecutivos, poderá solicitar um desconto de 50% se dirigindo ao guichê de acesso e apresentando seu bilhete de entrada.

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do grupo 8 on 8, em que todo dia 8 do mês, alguns blogueiros escrevem sobre um tema em comum, somente com 8 imagens.

Neste mês de janeiro, o tema escolhido foi “Maravilhas da Natureza”. Confira abaixo o que os outros blogs sugerem e aproveite!

  • Let’s Fly Away – Safári no Deserto de Dubai. Sol, areia e emoção
  • O Berço do Mundo – Maravilhas da Natureza: ilha da Madeira
  • Viajante Econômica – Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer
  • Chicas Lokas na Estrada – 10 maravilhas da natureza do Brasil
  • Travel Tips Brasil – Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes
  • Mulher Casada Viaja – Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas
  • Gisele Prosdocimi
    Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

    33 comentários sobre “Cataratas Argentinas: um dia no Parque Nacional Iguazú

    1. Pingback: Conheça as 7 Novas Maravilhas da Natureza | Entre Polos

    2. Pingback: Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer - Viajante Econômica

    3. Pingback: 10 maravilhas da natureza do Brasil | Chicas Lokas na Estrada

    4. Pingback: Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas

    5. Zudi Dadalt

      Gisele, eu também amei conhecer as Cataratas Argentinas. Achei o Parque Nacional do Iguaçu muito bem estruturado, inclusive o departamento médico que precisei usar para meu filho. Pretendo voltar porque é um lugar tão lindo que merece ser visitado mais de uma vez. Bj

    6. Ruthia

      Todas as cataratas do planeta têm o condão de nos reduzir à nossa pequenez, não concorda? Eu nunca fui a Foz do Iguaçu, do lado brasileiro, nem ao parque do lado argentino. Mas um dia espero conhecer.
      Fiquei encantada com a paisagem da Garganta do Diabo, e também com as crianças indígenas. O dialeto delas é muito diferente do espanhol falado na Argentina?
      Abraço

      1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

        Oi Ruthia, concordo sim, e espero que conheça mesmo, vale a pena visitar os dois lados, são diferentes e muito bonitos. As crianças não conversam com a gente, elas sorriem, tiram fotos com os visitantes, dançam e cantam em um dialeto indígena que não reconheço.
        É uma atração ver essas crianças no parque, são bonitinhos demais, fiquei encantada. Um abraço.

    7. Analuiza Carvalho

      oi Gi… também visitei as cataratas argentinas e fiquei muito impressionada com a Garganta do Diabo! Achei o parque bem estruturado e me acabei de comer empanadas! 🙂

      O que eu não sabia era que havia rotas a serem escolhidas! Viajo para Foz com certa frequência e se um dia eu for até as cataratas argentinas de novo, vou observar isso e escolher novo percurso! ?) bjus

      1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

        Oi Analuiza, sim, existem outras trilhas que levam para outras cachoeiras e lugares do parque, mas precisa ir com tempo, porque o parque é bem grande, não é?
        Também me acabei de comer empanadas, rsrsrs.

    8. Mariana Menezes

      Oi Gi, adorei passear contigo pelas Cataratas Agentinas do Parque Iguazu. Eu morro de vontade de conhecer esse lugar. Já tive que adiar duas vezes. Na próxima vai! rs
      Que força impressionante das quedas né? Fora que a beleza natural rende lindas fotos. Bjs, Mari

    9. Lulu Freitas

      É difícil escolher qual o lado mais bonito das Cataratas. Elas são um espetáculo incrível e sem dúvida um tema maravilhoso para um post sobre Natureza. Adorei o post, porque você mostrou um roteiro bem prático e lindo no parque argentino. Demais!

    10. Cecilia Beu

      Eu também fiz esse passeio, Gisele. Adorei ver a Garganta do Diabo. Fiquei uns minutos só observando aquele mundo de água caindo e pensei na grandeza de Deus. Agradeci a oportunidade de estar ali. Adorei suas dicas. Principalmente a de poder voltar no dia seguinte pagando metade do ingresso. As Cataratas são uma maravilha da Natureza. Beijos, querida.

    11. Deyse Marinho de Abreu

      Que delícia de texto e ler sobre tudo o que perdemos quando estivemos em Puerto Iguazú. Não planejamos bem a nossa ida a Foz do Iguaçu quando estivemos no Paraná. Mas foi possível ver as cataratas argentinas pelo lado brasileiro. Mais um motivo para voltarmos à região e apreciar essas maravilhas! Adorei seu texto!

    12. Cintia Grininger

      Também fiquei encantada com as cataratas argentinas! Inclusive, na minha opinião, as vistas do lado argentino são em maior número e mais bonitas que do lado do Brasil, o que compensa o fato de ser um passeio bem mais cansativo. Acho que faz parte da experiência conhecer os dois lados, brasileiro e argentino, uma vez que são completamente diferentes.

    13. Tamara Cerqueira

      Informações ótimas sobre o Parque Nacional Iguazú, com 4 caminhos. Boa opção pelo Caminho das fotos e das Aves que dá acesso a famosa e imperdível Garganta do Diabo!

    14. Andrea

      Foz do Iguaçu está a anos na minha lista e quanto mais pesquiso, mais dias preciso por lá. Adorei a parte argentina, e já fiquei com vontade de conhecer também.

    15. Fabíola Moura

      Conhecer as cataratas sempre esteve na nossa lista, mas parece que visitar o parque pelo lado argentino é mais interessante. O visual é demais, né?!

      1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

        Fabíola, sinceramente eu gostei mais do lado argentino, embora a vista das Cataratas pelo lado brasileiro é mais bonita. Gostei mais pela estrutura do parque argentino, que é bem mais estruturado. Mas precisa conhecer os dois pra comparar, porque são lindos demais.

    16. Pingback: Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes - Travel Tips Brasil

    17. Aline Pires

      Dizem que o lado Argentino é o mais lindo né? Conheci apenas o lado do Brasil e já fiquei encantada e não vejo a hora de voltar, e nesse retorno vou incluir a ida até o lado Argentino até porque fiquei apaixonada com seu post

      1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

        Eu gostei dos dois lados, Aline, porque eles têm paisagens e estruturas bem diferentes. Eu preferi o lado argentino, porque achei o parque mais bem estruturado, mas o lado brasileiro é lindo demais e não pode ficar de fora. Que bom que você já conheceu o lado brasileiro, agora é voltar e conferir o argentino também, porque vale muito a pena. Obrigada.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *