Minha visita à Chichén Itzá, México

Fiz minha visita à Chichén Itzá quando estive em Cancun, no México e foi uma das melhores experiências da minha vida.

Como não curtir muito conhecer este sítio arqueológico importantíssimo, localizado no município de Tinum, no estado de Yukatan, México?

Minha visita à Chichén Itzá

O surpreendente Templo El Castillo

Conhecida como a capital do povo Maya, é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, e vale muito a pena conhecer estas ruínas tão importantes para a história e cultura do México.

Minha visita à Chichén Itzá foi com a agência de viagens AtTravel, que recepciona brasileiros e os leva a descobrir os mistérios e maravilhas de Cancun e arredores. Eu adorei, vamos ver como foi?

Minha visita à Chichén Itzá

Minha visita à Chichén Itzá

Meu companheiro nesta viagem foi meu filho, que adorou também, além de um grupo bem animado, composto por turistas de vários lugares do Mundo e muitos brasileiros, além do guia, claro.

Uma van nos pegou no hotel logo cedo, nos levou ao encontro do grupo e seguimos em um ônibus bastante confortável para Chichén Itzá.

 

Valladolid, nossa primeira parada

 

Nossa primeira parada para fotos e dar um descanso para as pernas foi em Valladolid, um colorido e típico vilarejo mexicano.

Valladolid, México

Olha o charme desse letreiro, me encantei!

Logo na chegada, uma igreja muito especial, instalada no Convento de San Bernardino de Siena, conhecido como Convento de Sisal, chama a atenção de todos.

Valladolid, México

Convento de Sisal

A construção data de 1522 e abrigava frades franciscanos que catequizavam o povo Maia, uma riqueza cultural que me chamou muito a atenção.

Valladolid, México

Igreja do Sisal, de interior simples, mas impressionante

Segunda parada, loja de artesanato Maya

 

Saímos de Valladolid com destino à Chichén Itzá, mas antes ainda teríamos mais duas paradas, uma em um centro comercial de artesanato Maya e outra no Cenote Ik Kil.

Minha visita à Chichén Itzá

Painel Maya na chegada ao centro de artesanato

Por mim, sem problemas, porque eu adoro mesmo é conhecer muitas coisas diferentes nas viagens que faço.

Minha visita à Chichén Itzá

Uma infinidade de produtos

O guia fez bastante propaganda dos produtos que encontraríamos nesta grande loja, que é tipo uma cooperativa de artesãos Mayas, embora existam produtos industrializados também.

Minha visita à Chichén Itzá

O espaço é amplo e limpo

O local é bastante colorido, tem banheiros limpos e uma variedade enorme de itens que achei bem caros. Resultado, lá não comprei nada, mas gostei de algumas peças de cerâmica.

cerâmicas mexicanas

Adoro as cerâmicas mexicanas

Cenote Ik Kil, terceira parada

 

O Cenote Ik Kil está incluído neste passeio com um delicioso almoço self-service, o que facilitou muito para todos nós, que a esta altura já estávamos famintos.

Cenote Ik Kil, México

Decoração do buffet no restaurante

Talvez este seja o mais famoso cenote da região, por causa de sua beleza e grandiosidade, uma atração surpreendente e que nos agradou muito.

Cenote Ik Kil, México

Cenote Ik Kil visto do alto

Uma escadaria leva ao interior da caverna onde o Ik Kil se encontra, e a entrada está liberada para os que desejam nadar ou não.

Eu não nadei, apesar do calor, mas meu filho pulou nele do ponto mais alto e se refrescou em suas águas; um ponto forte do passeio este cenote.

Cenote Ik Kil, México

Os visitantes estavam aproveitando

Cenote Ik Kil, uma atração surpreendente

Cenote Ik Kil, uma atração surpreendente

A visita à Chichén Itzá

 

Chegamos à Chichén Itzá e fomos encaminhados à portaria para recebermos nossos bilhetes de entrada. A fila estava grande e nós não precisávamos enfrentá-la, que bom.

Minha visita à Chichén Itzá

Grande estacionamento e letreiro do sítio

Em pouco tempo pudemos ser encaminhados para a entrada ao grande sítio arqueológico de Chichén Itzá e à partir daí foram só surpresas.

Minha visita à Chichén Itzá

Nossos bilhetes de entrada à Chichén Itzá

Minha visita à Chichén Itzá

Vários vendedores ambulantes expõem e vendem seus produtos

O local era uma antiga cidade Maya, a principal e a mais bem estruturada, sede do poder e um local sagrado para os Mayas.

Minha visita à Chichén Itzá

Existem muitas árvores em Chichén Itzá

O que ver em Chichén Itzá

 

A primeira coisa que chama a atenção é o El Castillo ou Templo de Kukulkan (Templo da Serpente Emplumada) e tem este nome devido a aparecer uma serpente nas escadas no equinócio. Bem que eu queria ver isto de perto!

Minha visita à Chichén Itzá

A grandeza e os detalhes de El Castillo são impressionantes

Fomos levados à um grande espaço onde o guia nos disse que era a quadra de jogo de pelota, Juego de Pelota, onde dois times com sete jogadores disputavam a vitória.

Minha visita à Chichén Itzá

Era aqui que os jogos aconteciam

Minha visita à Chichén Itzá

Os homens mais poderosos ficavam nestes pontos mais altos, assistindo aos jogos

Quando o jogo terminava o vencedor, aquele que conseguisse passar a bola de quatro quilos através do aro de pedra fixo à muralha, era decapitado. Haammm???

Ao final, o vencedor era levado ao centro da arena e morto, para alegria dos deuses, que em troca enviariam fartura nas colheitas.

E tem muito mais!

 

Tantos outros espaços nos foram apresentados para a contemplação e cheios de histórias e registros dos antigos habitantes Mayas.

Salve o pin abaixo e ajude a compartilhar este post!

Chichén Itzá

Cabeças de animais em pedra

Minha visita à Chichén Itzá

Banco em formato de animal

No muro de pedras abaixo, várias caveiras foram esculpidas, fixas em paus que as atravessavam, registros enigmáticos de um povo conhecido por suas grandes descobertas.

Minha visita à Chichén Itzá

Tsompantli, Plataforma das Caveiras

Minha visita à Chichén Itzá

Registros de um povo que não existe mais

Chichén Itzá é muito quente, recomendo levar água, protetor solar e uma sombrinha, você vai precisar, com certeza, destes itens para seu maior conforto.

E logo o sol, que tanto nos castigou, também nos presenteou com esta foto abaixo, logo na nossa despedida, se exibindo por trás da maior das construções de Chichén Itzá.

Minha visita à Chichén Itzá

O sol se despedindo por trás do Templo El Castillo

Minha visita à Chichén Itzá foi uma cortesia oferecida pela agência Attravel. As informações, opiniões e avaliações retratadas aqui, refletem minhas impressões pessoais, sejam elas positivas ou negativas.

Leia este post e conheça um pouco mais sobre o México, este país incrível!



Booking.com

Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

12 comentários sobre “Minha visita à Chichén Itzá, México

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *