Descobrindo Tulum, na Riviera Maya - Destinos Por Onde Andei...

Descobrindo Tulum, na Riviera Maya

Tulum foi o primeiro lugar que visitei no México, saindo de Cancun, e estava na minha lista de desejos fazia tempos.

Olha eu em Tulum!!!

Fiz todos os passeios com a Attravel, uma excelente agência que recepciona brasileiros em Cancun e os leva a explorar todas as maravilhas da região.

Booking.com

Uma van da agência me buscou bem cedo no hotel e fui apresentada ao meu guia, o Jair, que me acompanhou por todos os lugares que fomos naquele dia.

De ótimo astral, educado e alegre, o Jair, um mexicano super legal, ia me contando sobre os lugares, histórias e lendas, sempre com um toque de humor, o que deixou tudo mais divertido.

Fez papel de tradutor, fotógrafo e até de GPS, me orientando sobre os melhores caminhos e locais ideais para os melhores ângulos fotográficos. Valeu demais, Jair!

Descobrindo Tulum

Ruínas de Tulum, Riviera Maya

Tulum fica aproximadamente a duas horas de Cancun, uma viagem confortável em estrada quase sem curvas, margeada pela floresta tropical e densa.

Booking.com

Quando chegamos, passamos por uma área de comércio que dá vontade de ficar de tantos produtos interessantes para admirar e comprar, mas era só meu primeiro dia, teria tempo para fazer minhas pequenas comprinhas.

Tulum - Comércio típico e colorido

Tulum – Comércio típico e colorido

Tudo que você procura do México tem aqui!

Fomos apresentados à outro guia, o Maurício, que nos explicaria tudo sobre Tulum e seguimos com os outros visitantes em direção à entrada da antiga fortaleza Maya, murada e protegida por pedras em uma parte e pelo mar azul turquesa do outro.

O guia Maurício explicando tudo sobre Tulum

Pequenos portais de pedra dão acesso à Tulum

e à rica história Maya

Desenhos de rostos presentes na arquitetura Maya

Um tesouro guardado no tempo

Tesouros guardados no tempo

Uma extensa área abriga as ruínas por onde passamos em direção ao mar de um azul intenso, uma vista cobiçada e que atrai muitos visitantes. Tirar uma foto ali é tarefa difícil, mas não impossível.

Tulum, um paraíso na Riviera Maya

Um Templo chamado “O Castelo” está às margens do mar e é o ponto mais desejado de Tulum para registrar a visita. Não ia perder a minha oportunidade de registrar estes momentos por nada.

Vale a pena esperar por uma foto com "O Castelo" ao fundo

Vale a pena esperar por uma foto com “O Castelo” ao fundo

Do outro lado existe uma grande escada que leva à praia, onde muitos se refrescam do calor da região.

Tulum, Riviera Maya, escadaria para o mar

Mar de um azul maravilhoso

Havia muitas algas na praia, mas mesmo assim, vários turistas não deixaram de aproveitar do pequeno trecho cercado por rochedos para se refrescarem do calor intenso.

Dicas importantes:

• Levar água mineral e algum lanche prático, como barras de cereais, biscoitos, chocolates; na área das ruínas não existe comércio,
    • Usar sapatos confortáveis, o terreno é desnivelado e cheio de pedras,
    • Usar roupas leves, boné ou chapéu para se proteger do sol,
    • Usar filtro solar,
    • Em determinadas épocas do ano pode ser necessário utilizar repelente contra insetos,
  • Contrate os serviços de uma agência para aproveitar o máximo dos passeios e das informações passadas pelos guias.

Tulum é um sítio arqueológico, resquícios de uma cidade amuralhada Maya, a última moradia construída por eles e cheia de mistérios, vale muito a pena conhecer. Eu adorei!!!

Tulum, Riviera Maya

Minha ida à Tulum foi uma cortesia oferecida pela agência Attravel , apesar disto, as informações, opiniões e avaliações retratadas aqui refletem minhas impressões pessoais, sejam elas positivas ou negativas.

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

13 comentários sobre “Descobrindo Tulum, na Riviera Maya

1. Lilian Azevedo

Legal seu passeio nesse paraíso. Não conheci Tulum quando visitei Cancun mas faz tanto tempo que preciso voltar e visitar tudo novamente. Beijos

2. Cintia Grininger

Fiquei com muita vontade de conhecer Tulum! Adoro esse tipo de viagem, com muita história. Nesses lugares, ter um bom guia é fundamental para aproveitar ao máximo a visita. Lindas fotos e ótimo post!