PARIS – Panthéon de Paris, não deixe de visitar na Cidade Luz

O Pantheon de Paris ou Panteão de Paris é um monumento encomendado por Luis XV ao arquiteto Soufflot, em 1764 após recuperar-se de uma grave doença.
Trata-se de uma Basílica, em estilo neoclássico, em tributo à Saint Geneviéve (Santa Genoveva), padroeira de Paris, e está localizado no Bairro Quartier Latin, próximo à famosa Universidade de Sorbonne e do Jardim de Luxemburgo.
Pantheon de Paris
Vista da fachada do Panthéon à partir da Rua Soufflot

Conheça o interior do Pantheon de Paris

O edifício tem formato de cruz grega, seu pórtico com 22 colunas coríntias é baseado no Panthéon Romano e sua cúpula foi inspirada na Catedral de Saint Paul de Londres.
É uma das visitas obrigatórias para quem está em Paris e quer conhecer o local onde estão enterradas ilustres figuras da história francesa.
São elas: Victor Hugo, Émile Zola, Alexandre Dumas, Voltaire, Mirabeau, Rousseau, dentre 70 outras personalidades importantes.
Pantheon de Paris
Pórtico do Panthéon com suas colunas coríntias
Pantheon de Paris
Entrando no edifício
Seu interior é de uma riqueza que chama a atenção por pinturas de artistas   famosos   como   Puvis de Chavannes,  Gros e  Cabannel, dentre outros.
Pantheon de Paris
Cúpula do Panthéon de Paris
É emocionante percorrer seu interior e apreciar as belíssimas pinturas, além de conhecer o famoso Pêndulo de Foucault.
Ele está instalado bem no centro da grande nef (grande nave) e chama muito a atenção por ser um objeto grandioso e bastante curioso.
O objetivo de Foucault em construir o pêndulo era provar o movimento da Terra, e conseguiu com esta engenhosa invenção.
Pantheon de Paris
Pinturas em seu interior
Pantheon de Paris
Visto por dentro, o edifício é maior do que parece
O nome Panthéon em grego quer dizer Todos os Deuses e em seu interior está escrito: “Aos grandes homens o reconhecimento da Pátria”, em memória aos ilustres personagens franceses enterrados neste local.
Pantheon de Paris

Muita riqueza em seu interior

Adorei conhecer e super indico, ainda mais por ser um local que não vejo as pessoas falarem muito que já visitaram na capital francesa. Então, não deixe de visitar em sua passagem pela Cidade Luz.
Conheça um pouco mais sobre Paris no post abaixo:
Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

12 comentários sobre “PARIS – Panthéon de Paris, não deixe de visitar na Cidade Luz

  1. Melissa Lima

    Sabe que quando vou a Europa, o que mais gosto, é da arquitetura e dos monumentos! Eu sou uma arquiteta frustrada!!! E Paris, apesar de não minha cidade preferida, é maravilhosa! Acho que 500 clicks por dia, é pouco né? Que delícia!

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá Beatriz, obrigada pela visita. Não deixe de ir mesmo, é um dos lugares que valem muito a pena conhecer em Paris. Eu adorei, fiquei praticamente uma hora lá dentro, o interior é muito grande e bonito, bem além da expectativa que a gente tem pelo lado de fora. E rende lindas fotos também!

      1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

        Eu que agradeço por sua visita e comentário, estou à disposição. Não deixe de visitar também o Jardim de Luxemburgo que fica bem pertinho do Pantheon. Você ficará em uma localização sensacional em Paris. Aproveite!