OURO PRETO - Igrejas - Destinos Por Onde Andei...

OURO PRETO – Igrejas

Estando em Ouro Preto, para qualquer lado que se olhe, sempre haverá uma igreja, cada uma mais bonita e adornada que a outra. Visitei algumas e fiquei encantada com os tetos, altares, objetos, pinturas e pela história que cada uma traz. Infelizmente não é permitido tirar fotografias nem filmar no interior delas.
             Vista de Ouro Preto com algumas de suas várias igrejas
As igrejas de Ouro Preto foram construídas em estilo Barroco e muitas possuem grande volume de ouro em seus adornos e entalhes, remetendo à riqueza da época colonial e à facilidade de se encontrar o nobre material naquela região. 
Haviam igrejas que eram mais frequentadas pelos pobres e outras pelos ricos, como é o caso da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, cujo projeto é de Manoel Francisco Lisboa, o pai do Aleijadinho.
                                  Igreja de Nossa Senhora do Carmo
A Igreja de São Francisco de Assis é a mais famosa de Ouro Preto e possui o maior acervo de obras de Aleijadinho, sendo considerada a sua obra prima. O teto foi primorosamente pintado por Mestre Ataide, representando a Assunção de Nossa Senhora. 
Na sua entrada principal existe um portal após a porta da Igreja com a intenção de transmitir a mensagem para os fiéis da separação do divino e do profano, também tinha o objetivo de conter o vento para que as velas não fossem apagadas.
                                 Igreja de São Francisco de Assis
A Matriz de Nossa Senhora do Pilar é mais conhecida pelo volume de ouro encontrado até hoje em sua ornamentação e por causa disto tem o altar mais rico e bonito de todas.  Nela foram empregados cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata.
                        Lateral da Matriz de Nossa Senhora do Pilar
A Igreja de Santa Efigênia fica em um colina alta e distante do centro histórico, o turista tem que subir uma íngreme ladeira, já que até para os veículos o acesso é difícil, mas vale a pena, pois seu interior é muito bonito e a vista para a cidade também. Sua construção durou 60 anos e no teto pode ser visto um papa negro.
                                 Igreja de Santa Efigênia ao longe
          Foi difícil chegar à Igreja de Santa Efigênia, mas valeu o esforço
Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *