O Mercado Municipal de Budapeste

Adoro visitar os mercados das cidades para onde viajo e o Mercado Municipal de Budapeste, também conhecido como Nagy  Vasarcsarnok, não ficaria de fora por nada desse mundo. Sabe quando eu iria perder esta atração? Nunquinha!!!

Meu primeiro contato visual com o Mercado de Budapeste foi andando pela famosa rua comercial e turística, a Váci Utca, bem no final dela, onde ele se exibe para todos, impossível não reparar nele.



Booking.com

Logo de cara, o prédio, construído em 1897, impressiona pelo seu telhado rendado e colorido, uma das características de algumas construções da cidade, além do seu porte majestoso que chama logo a atenção.

Mercado Budapeste

Mercado de Budapeste ao final da Váci Utca

Um grande portão recebe os visitantes e por dentro o Mercado de Budapeste não decepciona, com seus três andares lotados de produtos e artesanato regional.

Entrada do Mercado Budapeste

Entrada do Mercado de Budapeste

Uma variedade de cores nas barracas enchem nossos olhos; frutas, flores, bordados, difícil sair de lá sem comprar nada.

Seguro viagem geral 468x60

Claro que comprei alguma coisa, trouxe páprica e um imã de geladeira fofo, da pimenta que produz o exótico condimento, para minha coleção.

E andei muito por ali e por todos os andares, conhecendo e experimentando alguns produtos, e observando o que havia de diferente dos nossos mercados brasileiros.

Mercado Budapeste

Percorri todos os andares

Mercado Budapeste

Conhecendo de um pouco, tudo!!!

De tudo que vi no Mercado de Budapeste algumas coisas me chamaram a atenção, que são muito diferentes da nossa cultura e nossos hábitos.

A arquitetura do Mercado de Budapeste

 

Mercado Budapeste

A arquitetura agrada o olhar

Mercado Budapeste

Do último andar o Mercado é ainda mais bonito

É um prédio amplo, limpo, com barracas grandes e muito bem distribuídas entre largos corredores. É fácil locomover entre elas e escolher o que deseja sem grande tumulto de pessoas. Ponto para o mercado.

Os temperos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pimentas pápricas

As pimentas que produzem as pápricas

Pimentas e pimentões húngaros

Pimentas, pimentões e outros legumes

Açafrão húngaro

Açafrão húngaro

Como não falar da páprica, um condimento típico húngaro e o produto que é a maior atração do Mercado? E lá tem aos montes, de todos os formatos, cores e preços. Impossível sair de lá sem uma unidade do produto, e tem outros temperos também.

A Pálinka

Palinkas Budapeste

Pálinkas

A Pálinka é uma bebida típica da Hungria, uma aguardente de frutas, de gosto forte e característico, bastante apreciada pelos húngaros e disponível em vários sabores.

As frutas

Mercado Budapeste

As frutas são lindas

As frutas são de uma apresentação incrível, coloridas, firmes e doces, e é o que mais chama a atenção, depois das pápricas.

Mercado Budapeste Frutas

Frutas lindas e coloridas enchem os nossos olhos

Groselhas

As groselhas colorem as bancas com seu vermelho vivo

Os embutidos

Embutidos húngaros

Os embutidos

Os húngaros adoram comidas de sabor forte e picante e os embutidos são alimentos sempre presentes na culinária húngara, sendo os produzidos em Szeged os mais procurados.

Os doces típicos

Doces húngaros

Doces húngaros

Confesso que não experimentei nenhum dos doces do Mercado de Budapeste, mas olhando as fotos depois me arrependi, parecem tão gostosos quanto são bonitos.

O artesanato

Artesanato húngaro

Artesanato húngaro

O último andar é reservado ao artesanato, onde podemos encontrar roupas produzidas manualmente, além dos bordados coloridos, uma tradição húngara que também enfeita as ruas da cidade.

Mercado de Budapeste

Eu, em frente à uma das muitas barracas do Mercado de Budapeste

Essa é a melhor parte da experiência de conhecer alguns mercados pelo mundo, ver de perto os hábitos alimentares dos nativos e os produtos que eles produzem e consomem, a verdadeira essência do viver ali. Recomendo sempre!!!

 

Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

37 comentários sobre “O Mercado Municipal de Budapeste

  1. Marcia Picorallo

    Budapeste é linda e o mercado um charme. Tirei mais fotos do exterior do que do interior, porque estava hospedada ali do lado e vi o mercado várias vezes! Muito legais suas fotos. Só uma correção: o mercado foi construído em 1897, não 1987. acho que foi erro de digitação, né?

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá, Márcia. Que bom que gostou das fotos, fico feliz mesmo. Que bom também você ter reparado na data que coloquei errado, realmente foi um erro de digitação, muito obrigada pela ajuda. Grande abraço e bem vinda.

  2. Paula Abud

    Adoro conhecer os “Mercadões”, como nos referimos aqui em SJC rs. A história da cidade toda se encontra ali e isso é incrível! Poder conhecer e degustar das comidas, doces e trazer um pouco pra nós é muito legal, adoro programas assim!! Sempre vamos à mercados quando estamos viajando e sempre trago algo também, nem que seja uma cachacinha pro bar do marido, pois o mais legal é ficar a lembrança!
    Amei as suas fotos, sempre tive vontade de conhecer Budapeste, todos que foram sempre elogiam e parece realmente fascinante!
    Beijos.

  3. Ana Carolina Miranda

    Gisele, visitar mercados é uma forma excelente de descobrir um pouco mais sobre a cultura de cada lugar. Este de Budapeste, em especial, parece tudo de bom!

  4. Josiane Bravo

    Que mercado mais fofo e colorido pelo que pude perceber nas fotos. Não conheço Budapeste, mas com certeza, se algum dia for para lá, vou colocar esse mercadão no meu roteiro. Gosto de conhecer mercados pela curiosidade de ver os nomes dos alimentos em uma outra língua rs, sei que pode parecer estranho, mas sempre que viajo, costumo passar horas no mercado xeretando as plateleiras do mercado, em busca de algo diferente. E posso dizer que fiquei com água na boca de ver as gostosuras desses doces típicos de Budapeste 🙂

    Abraços

  5. Flávia Donohoe

    que mercado lindo, eu adorei passear por ali e gostei muito das barracas de especiarias e das frutas, uma pena que não comprei nada, pois fiquei com medo de me barrarem.
    Também sou adepta à visitação de mercados e feiras é um dos meus passeios preferidos!

  6. Taís

    Que saudade gigantesca de Budapest! Estive lá duas vezes mas não visitei o mercado, eu certamente irei numa proxima pra comprar muitos doces! haha
    Adorei suas fotos, mostrou bastante do mercado e o que tem por lá!
    Beijos :*

  7. Itamar Japa

    Também gosto muito de conhecer os mercados locais, dá pra absorver bastante da cultura local. E Budapeste é um sonho! Quando chegar a hora de realizar, com certeza irei conhecer este belo mercado!

  8. HILMA LIMA DE OLIVEIRA

    Gisele fantástico seus comentários. Adoro visitar os mercados. Estou de viagem para Hungria e estarei por 4 dias em Budapest e visitarei o Mercado. Se vc tiver algo mais sobre Budapest por favor envie.

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá Hilma,

      Boa noite!

      Obrigada pelo gentil comentário comentário, adorei.
      A Hungria é um destino incrível e Budapeste uma cidade maravilhosa e que encanta todos que a visitam, amei conhecer.

      Ainda não escrevi sobre tudo que vi em Budapeste, mas seguem os links para que possa ter uma idéia do que encontrar.

      http://wp.me/p7tope-1DF

      Budapeste: Memorial “Sapatos às Margens do Danúbio” | Destinos Por Onde Andei…
      wp.me
      Em Budapeste, vários monumentos relembram a história do povo húngaro, e um dos mais importantes é o Memorial “Sapatos às Margens do Danúbio”. Confira!
      http://wp.me/p7tope-Py

      Budapeste – O primeiro goulash a gente nunca esquece! | Destinos Por Onde Andei…
      wp.me
      Visitar Budapeste, a capital da Hungria e não experimentar o tradicional goulash é impraticável e uma daquelas experiências que valem muito a pena.

      http://wp.me/p7tope-2z

      BUDAPESTE – Bastião dos Pescadores – Linda homenagem às Tribos Magyares | Destinos Por Onde Andei…
      wp.me
      Quando o dia amanheceu em Budapeste, após nossa chegada na noite anterior, contei neste post que saímos para conhecer a capital da Hungria e fomos criando intimidade com a cidade, considerada “A Pérola do Danúbio” ou “A Paris do Leste Europeu”.…

      http://wp.me/p7tope-Vn

      New York Café, muito luxo em Budapeste | Destinos Por Onde Andei…
      wp.me
      Conheça o New York Café em Budapeste e entenda porque é considerado o Café mais belo do Mundo. Uma verdadeira obra prima na capital húngara!

      http://wp.me/p7tope-2v

      BUDAPESTE – Passeio de barco pelo Rio Danúbio | Destinos Por Onde Andei…
      wp.me
      Um passeio de barco pelo Rio Danúbio, que foi a inspiração para a famosa valsa “Danúbio Azul”, de Johann Strauss filho, célebre compositor austríaco, é um dos programas mais maravilhosos que alguém pode fazer em Budapeste. O Rio Danúbio fica…

      http://wp.me/p7tope-2E

      BUDAPESTE – Primeiras impressões sobre a “Pérola do Danúbio”. | Destinos Por Onde Andei…
      wp.me
      Incluímos Budapeste em nosso roteiro de viagem por três bons motivos. Primeiro, porque haveria uma corrida da temporada de Fórmula1 2015 acontecendo exatamente no meio de nossa viagem pela Europa e meu marido e filho não perderiam isto por nada…

      http://wp.me/p7tope-1SO
      8 Castelos pelo Mundo que valem a pena conhecer! | Destinos Por Onde Andei…
      wp.me
      Conhecer castelos era um sonho de criança e consegui realizar visitando alguns dos mais belos e interessantes do Mundo. Entre nesse mundo comigo e confira.

      Espero que faça ótima viagem e que estes posts sirvam para te ajudarem à programar sua visita à Budapeste, a Pérola do Danúbio.

      Grande beijo e obrigada pela visita.

      Gisele Prosdocimi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *