Lugano, Suíça, bate e volta a partir de Milão - Destinos Por Onde Andei...

Lugano, Suíça, bate e volta a partir de Milão

Lugano é a cidade suíça mais italiana que existe, exatamente pela proximidade com o país da bota, o que faz dela um ótimo destino para um bate e volta partindo de Milão.

O idioma oficial é o italiano, é banhada pelo Lago de Lugano que lhe confere uma paisagem deslumbrante, com a água em tonalidade azul e as montanhas verdes como moldura, um lugar realmente espetacular.

Lugano

Um destino maravilhoso

Saímos de Milão de manhã e após uma hora aproximadamente já havíamos chegado ao nosso destino, na Suíça, na região do Ticino, que é linda demais.

A paisagem da viagem é de encher os olhos

A paisagem da viagem é de encher os olhos

 

com lagos, montanhas e barquinhos

com lagos, montanhas e barquinhos

Antes porém, paramos na estação de Chiasso, já na Suíça, para a troca obrigatória do trem que nos levaria para Lugano e assim prosseguimos nossa viagem.

Estação de Chiasso

Estação de Chiasso

Descemos na Estação Lugano Paradiso, anterior à Estação Lugano que fica próxima ao Funicular que leva ao centrinho da cidade, mas este estava em reforma.

Uma estação bem simples

Uma estação bem simples

Lugano é linda!

Da Estação Lugano Paradiso seguimos a pé para um dos pontos turísticos da cidade e que eu queria muito conhecer, o jato de água à beira do Lago de Lugano e que por sorte estava funcionando, lindo.

Lugano

Á medida que descíamos já íamos avistando o lago

 

Lugano

Não é lindo?

Seguimos por uma alameda paralela ao lago e em direção ao centro histórico, e durante o percurso podíamos admirar toda a beleza da região.

Lugano

À medida que o jato de água ia ficando cada vez mais longe

 

Lugano

a cidade ia se exibindo para nós

 

um painel com o mapa da cidade nos indicava que já havíamos andado bastante

um painel com o mapa da cidade nos indicava que já havíamos andado bastante

Lugano é um local que atrai muitas pessoas interessadas em arte e nas ruas encontramos muitas obras que enfeitam a cidade.

Peças em metal

Peças em metal,

 

madeira

madeira

 

Lugano

e pedra.

 

Pássaros em metal ornamentam a fonte de água potável

Pássaros em metal ornamentam a fonte de água potável

E aí, gostando de Lugano? O blog Viajando na Janela nos sugere outra cidade encantadora na Suíça em O que fazer em Zurique: roteiro de um dia [econômico!]. Vale a pena conferir todas as dicas para curtir muito a cidade sem perder tempo e dinheiro.

Muita arte e beleza em Lugano

E local para projeção das artes é o que não falta na cidade, bons exemplos são o LAC – Lugano Arte e Cultura, um centro cultural com a proposta de se tornar uma das mais importantes instituições culturais da Suíça e a Sotheby´s, uma empresa que atua no ramo de leilões e venda de objetos de arte, artigos e bens de alto valor.

Uma árvore linda em frente à Sotheby´s

Uma árvore linda em frente à Sotheby´s

Enquanto caminhávamos pela alameda, íamos observando a tranquila movimentação da região. Crianças, jovens e idosos circulavam pelo local, onde cães guiados por seus donos compartilhavam do mesmo espaço em total harmonia.

Lugano

Caminhamos pela alameda paralela ao Lago de Lugano

 

Lugano

de onde observávamos os barcos de passeio, este com a bandeira suíça.

 

Lugano

A grandeza do lago

 

Lugano

que é invadido pelos pequenos píeres

 

Estação Lugano - Centrale, onde barcos maiores atracam

Estação Lugano – Centrale, onde barcos maiores atracam

E foi prosseguindo com nosso passeio “super relaxante” que chegamos ao centro histórico e mais um dos pontos fortes de Lugano.

Flores por toda parte

Flores por toda parte

 

Lugano

Fontes

 

Lugano

de água potável

Delícias da cidade

Agora que a brincadeira ia começar, hora de experimentar as delícias que o centro histórico nos reservava.

Lojas com o autêntico

Lojas com o autêntico

 

chocolate suíço

chocolate suíço

Quer ver mais desta loja recheada de chocolates? Confira tudo no post Chocolates suíços deliciosos, a Läderach tem.

barracas de frutas e legumes

 

Lugano

A tradicional Salumeria Gabbani

 com seus presuntos

 

 e sanduíches maravilhosos

 

 E o Grand Café Al Porto, uma antiga cafeteria da cidade

E muito mais do que isto o centro histórico tem a oferecer, lindas lojas de grife, artistas expondo seus trabalhos e uma arquitetura linda.

A loja da grife Cartier

Prefeitura de Lugano

 a Prefeitura de Lugano

 

  prédios históricos

 

 retratados em obras de artistas da cidade

 

 e outros mais

 

 e janelas enfeitadinhas de flores

Após passearmos bastante pela cidade seguimos em direção à Estação Lugano, e foi quando ficamos sabendo que o funicular que facilitaria a nossa vida na subida íngreme estava fechado para reforma.

 Encaramos uma subida considerável

 

 mas com detalhes que poderiam passar despercebidos

 

 como esta graciosa floricultura

E quando finalmente chegamos à estação pudemos admirar a cidade do alto e registrar a linda paisagem que se tem de lá.

 Ao fundo o lago azul,

 

 detalhes da cidade

 

 dos trilhos do funicular

 

 e da minha felicidade em primeiro plano.

Depois foi só seguir viagem pelo caminho lindo que levava de volta à Milão, com lagos, montanhas e uma vontade de retornar assim que for possível.

 Paisagem pelo caminho de volta

 

 com registros encantadores

Super indico esse passeio para quem estiver em Milão ou nas proximidades, pois vale realmente muito a pena conhecer Lugano.

 

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

54 comentários sobre “Lugano, Suíça, bate e volta a partir de Milão

  1. Alyssa

    Confesso que fiquei muito triste de ler esse post perto da hora do almoço, me deu uma fooooome! Lugano parece ser lindo mesmo, olha essas fotos!! Quando for a Milão vou tentar reservar um dia para esse bate e volta, parece valer muuito a pena! 😀

  2. Naiara Back

    Eu sempre quis viajar para a Suíça e nunca tinha pensado nessa opção de bate e volta de Milão. Na próxima ida para o país da bota, hehe… vou reservar um dia a mais pra isso. Adorei! Quanto saiu as passagens?

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi, Naiara, é um ótima opção mesmo esse bate e volta para conhecer mais uma cidade e um país à partir do país da bota, que amo por sinal. As passagens custaram 14,50 euros de Milano Centrale para Lugano e 16,00 francos suíços de Lugano para Milano, isso para um passageiro.

  3. TAISUKE NOGUCHI

    Adorei seu depoimento. Lindas fotos. Parabéns!
    Estou pensando em fazer o mesmo bate e volta em maio/2017, quando estarei em Milão. Tenho uma dúvida. Há alguma burocracia de fronteira, quando se vai de trem?
    Desde já obrigado

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá, Taisuke, obrigada pelo comentário. Não existe nenhuma burocracia na fronteira da Itália para a Suíça atualmente, a parada para a troca de trem é bem tranquila e segura. Espero que aproveite bastante deste bate e volta, porque vale muito a pena mesmo. Grande abraço.

  4. Juan Francisco Munoz Cruz

    Gisele, estou com viagem pela Itália e já reservei bate volta Milão- Lugano. A cidade parece ser incrível. Seu post foi muito.legal Adoro relógios e te pergunto: os relógios lá são bem mais baratos que em outros lugares? Vale a pena comprar? Abraço, Juan

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá, Juan, bem vindo ao blog, que bom que gostou do post. Que delícia será fazer este bate e volta, tenho certeza de que vai gostar muito. Quanto aos relógios eu não pesquisei os preços por lá, mas em frente à loja de chocolates Läderach tem uma loja só de relógios suíços. Obrigada pelo comentário.

  5. TAISUKE NOGUCHI

    Me surgiu mais uma dúvida. Lá eles aceitam normalmente o EURO ou é necessário levar Francos Suíços? E se aceitam Euro, qual a conversão utilizada?
    Novamente parabéns pelo relato fantástico e desde já obrigado!

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Sim, eles aceitam euros e você não vai precisar fazer o câmbio para Francos Suíços, então não precisa se preocupar com a conversão das duas moedas. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado e por poder tirar algumas dúvidas deste passeio incrível. Depois conte aqui pra gente se gostou. Abraços.

  6. anita freire

    Muito legal as suas sugestões.
    Estaremos na Itália em outubro, e iremos fazer esse roteiro suíço.
    Gostaria de saber, estando na Itália, quanto devo levar para as refeições de dois adultos.Lembrando que não costumamos frequentar restaurantes chiques.
    Muito grata,
    Anita

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá Anita, obrigada pela visita e comentário.
      Um valor para refeição por pessoa, tanto na Itália quanto em Lugano, na Suíça, gira na faixa de 12 a 20 euros, refeições simples, como pratos do dia, em restaurantes turísticos.
      Geralmente são massas, portanto, por volta de 40 euros para um almoço a dois é um valor razoável, sem considerar uma bebida.
      Levem um pouco mais, para beberem um vinho da casa, mas não se esqueçam de confirmar se estão pedindo realmente o prato do dia anunciado em cartazes nas entradas dos restaurantes, porque os pratos do cardápio costumam ser bem mais caros.
      No mais, curtam muito esta oportunidade de conhecerem estes destinos maravilhosos, como a Itália e Suíça. Grande abraço,
      Gisele

  7. Emmanuelle

    Oi Gisele!
    Amei a dica!
    Vou com meu marido para a Itália em fevereiro, vamos chegar e voltar por Milao, e estava mesmo pensando em ir a Lugano! Não sabia que era tão perto!
    Dá mesmo para fazer um bate e volta?

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi, Emmanuelle, dá sim, é bem tranquilo e bonita a viagem, recomendo demais. Tenho certeza que vocês vão adorar! Saiam de manhã bem cedo e aproveitem o dia inteiro por lá, é um lugar muito fotogênico também. Ótima viagem, depois conte aqui pra gente se gostou também, OK?

  8. Fabiane

    Olá Gisele, adorei seu post, me esclareceu várias dúvidas. Farei esse passeio agora em março. É necessário a compra antecipada dessas passagens Milão – Lugano – Milão ou o preço é fixo?

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá Fabiane, tudo bem? Que ótimo que vai fazer este bate e volta, aposto que vai adorar. Os preços variam sim, costumam estar mais baratos dependendo de promoções ou mais caros dependendo da época. Você pode tanto optar por comprar antes aqui no Brasil ou até mesmo lá. Depende de como você pretende organizar a sua viagem. Eu sempre prefiro comprar antes, mas já comprei praticamente na hora também. Dê uma olhada nos preços aqui no Brasil e veja se estão de acordo com seu orçamento, pelo menos vai ter uma noção dos preços antes de chegar lá. Muito obrigada pela visita e comentário, adorei.

  9. Emmanuelle

    Olá, Gisele!

    Lugano é linda demais!!!! Não nos arrependemos em nenhum momento!
    Uma pena que não fizemos o passeio no funicular – eles fecham no inverno! 😕
    Mas andamos pelo centro, ao redor do lindo lago, no parque… vontade de ficar lá!!!!
    Obrigada pelas dicas, viu?
    Grande beijo!

  10. kelly

    ola, boa tarde !

    vou com meu noivo para italia, vai ser ida e volta por milão, gostaria muito de conhecer lugano.
    muito linda sua postagem, gostaria de saber sobre estadiasem hoteis ou o que vc pode indicar de mais em conta. desde ja agradeço

  11. ADRIANA SOARES

    OLA GISELE, ESSA OPÇÃO DE BATE E VOLTA PARA LUGANO É FEITA EM EXCURSÃO OU POR CONTA PROPRIA, SABE INFORMAR… EU VOU EM OUTUBRO SOZINHA SERIA TRANQUILO FAZER ESSE BATE E VOLTA SE A OPÇÃO FOR POR CONTA PROPRIA.?

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá, Adriana, bem vinda. Optamos por fazer por conta própria e foi bem fácil e tranquilo. Pegamos o trem na Estação Milano Centrale e descemos na estação Lugano Paradiso, sendo que existe outra também, a Estação Lugano, onde existe um funicular que leva até o centrinho.
      Você conseguirá fazer por conta própria também com bastante segurança e facilidade, não há necessidade de contratar uma excursão.
      Aproveite bastante, porque o destino é lindo e rende lindas fotos. Ótima viagem!

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi, Márcia, isso mesmo, tem este jato lindo, que dá uma caprichada ainda mais no visual do lago e da cidade. Já me perguntaram se eu não estava enganada quando postei fotos desse jato, porque acharam que era Genebra, rsrs. Mas é em Lugano mesmo, o povo de lá gosta realmente e a gente adora! Grande beijo.

  12. Pingback: A Última Ceia de Leonardo Da Vinci - Milão | Destinos Por Onde Andei...

  13. Neyre lima

    Olá Gisele,
    Adorei o seu post muito interessante vai me ajudar muito. Estou com uma duvida teve um motivo especifico de vcs descerem na estação Lugano Paradiso, em vez da Estação Milano Centrale? achou mais prático os percursos do roteiro?

    abraços

    Neyre

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá Neyre, que bom que gostou e que acha que o post vai te ajudar, espero muito que sim.
      Em relação às estações citadas por você, é o seguinte: A Estação Lugano Paradiso fica em Lugano, é a primeira na chegada à cidade e mais próxima do jato d´água do lago. A outra é a Estação Lugano, mais perto do centro da cidade.
      Já a Estação Milano Centrale, fica em Milão e é de lá que partirá o trem que te levará para Lugano, na Suíça.
      Espero ter esclarecido e ajudado.
      Ótima viagem para você, espero que aproveite bastante desta cidade linda que é Lugano.
      Beijos e volte sempre.

  14. Pingback: Top 10 países incríveis para recordar! | Destinos Por Onde Andei...

  15. João Pedro

    A sua gentileza respondendo os comentários foi fantástica… me fez gostar ainda mais do que li aqui! Obrigado por todas as informações. Já estou bastante empolgado para ir a Lugano em março!

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi, João Pedro, que alegria receber seu comentário tão carinhoso, me deixou muito feliz mesmo, obrigada de coração. Agora espero que você volte para nos contar como foi sua experiência em Lugano. Tenho certeza de que você vai amar, tanto quanto nós. Uma ótima e feliz viagem para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *