De ROMA para FLORENÇA - Viajando de trem na Itália - Destinos Por Onde Andei...

De ROMA para FLORENÇA – Viajando de trem na Itália

Chegou o dia de partirmos de Roma e seguirmos viagem, desta vez para Florença ou Firenze, como dizem os italianos.

Viajando de trem na Itália

Minha expectativa era enorme, porque sempre quis conhecer a cidade onde viveu Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Maquiavel, Brunelleschi, Américo Vespúcio, Botticelli, Donatello… a lista de figuras ilustres é grande, além de ser considerada uma das mais belas cidades do mundo.

Um transporte muito confortável

Fui lá conferir e o meio de transporte escolhido foi o trem de alta velocidade, que saiu da estação Roma Termini e chegou à estação Santa Maria Novella, em Florença.
É sobre esta viagem que vou contar aqui, mais uma experiência maravilhosa antes de chegarmos à Capital da Toscana.
Viajando de trem na Itália
Não é lindo?
Viajando de trem na Itália

O trem é bem iluminado

Mesas dobráveis com tomadas para computadores e celulares

Este trem atinge a velocidade de 300 km por hora e o trajeto durou aproximadamente uma hora e meia, sendo possível até fazer um bate-e-volta de Roma, mas não dormir pelo menos dois dias em Florença e se perder pela cidade, é um pecado.
Viajando de trem na Itália
A lanchonete é muito simpática
Viajando de trem na Itália

e o cafezinho torna a viagem muito mais agradável

Viajando de trem na Itália

Poltronas confortáveis

Viajando de trem na Itália

e mesas caprichadas no restaurante

Confira as dicas da Klecia, do blog Fui ser Viajante, sobre o que visitar perto de Roma: 11 cidades perfeitas para um bate e volta. Vai valer muito a pena!
Lá fora, o cenário é dos mais interessantes, com belas paisagens rurais, montanhas nevadas, fazendas e plantações, que embora ainda fosse inverno, se mostravam em vários tons de verde.
Viajando de trem na Itália
Viajando de trem na Itália

A neve ainda podia ser avistada nas montanhas e o céu azul emoldurava a paisagem que eu via pela janela.

Fiquei tão encantada com a viagem que quando percebi já estávamos chegando à Florença, a paisagem já havia mudado e se tornado aquela típica e tão conhecida da região da Toscana, repleta de ciprestes.

Ciprestes à vista
e até em um acampamento de trailers
Construções próximas às linhas de ferro
e o click final, já fora do trem da viagem
Compramos nossos bilhetes na própria estação Roma Termini, mas os mesmos podem ser adquiridos antecipadamente no Brasil, pelo site da Rail Europe, o que agiliza e organiza melhor a viagem.
Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

6 comentários sobre “De ROMA para FLORENÇA – Viajando de trem na Itália

  1. Kátia Anair

    Linda Florença, Gisele! De acordo com a revista Forbes Florença é uma das cidades mais belas do mundo. Considerada uma das cidades mais fáceis de andar, facilita ao turista apreciar à pé a cidade de Florença por meio da arquitetura de edifícios belíssimos, bem como desfrutar as espaçosas praças e claro tomar "aquele" café curtindo toda a História (com H maiúsculo mesmo) de onde teve início o berço do Renascimento italiano. Outro momento bacana do site são as fotos tiradas, de dentro do trem, da paisagem do percurso Roma-Florença, são verdadeiros "quadros" da artista "Natureza" prova da Grandeza de Deus e de nossa tão grande insignificância. Parabéns pela escolha da cidade! mais um gol do site. bj. Kátia Anair.

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Olá, Vera Lúcia, que ótimo que gostou das dicas. Viajar de trem na Europa é uma delícia, além das outras qualidades que destaquei no post.
      Em relação ao custo, para uma viagem de bate e volta de Roma para Florença, saindo às 8:45 horas da manhã de um sábado, 03/02/18, pesquisei pra você no site da Rail Europe (www.raileurope.com.br) e achei o melhor preço por 28,90 Euros por pessoa, os dois trechos. Acho que está um ótimo preço e como Florença é uma cidade que concentra suas melhores atrações no centro histórico, dá para fazer tudo a pé e conhecer muita coisa em um único dia na cidade.
      Para começar, recomendo visitar o cartão postal da cidade, o Duomo ou Catedral Santa Maria del Fiore, que é imperdível. Em seguida, caminhe pelas ruas estreitas e movimentadas de Firenze, em direção à outro cartão postal da cidade (Firenze é cheio deles, rsrs), a Ponte Vecchio, muito interessante e repleta de joalherias espetaculares.
      Não deixe de conhecer o Pallazo Vecchio e o Pallazo Pitti, antigas residências da poderosa família Médici.
      A Piazza Della Signoria, onde o Pallazo Vecchio se encontra, é muito bonita e imperdível também, um local que rende ótimas fotos.
      Não deixe de visitar a Galleria Degli Uffizi, compre seus ingressos antes, pois é bem concorrida, e aprecie o David de Michelangelo, sua escultura mais famosa.
      Por fim, recomendo assistir o por do sol na Piazzale Michelangelo, de onde você poderá apreciar Florença e seus prédios com arquitetura singular, além do Rio Arno, que passa sob a Ponte Vecchio, criando um cenário deslumbrante e inesquecível.
      Espero ter podido ajudar e te estimular a fazer este bate e volta, que acredito que vá gostar demais. Mas, se puder, durma pelo menos uma noite na cidade e volte no último trem (20:00 h) do dia seguinte e aproveite dois dias inteiros em Florença. Vá conhecê-la com menos pressa e não irá se arrepender. Grande beijo e obrigada pela visita.

  2. Cinara

    Vou fazer este trecho de trem e gostaria de saber se tem muitos tuneis ou se dá para aproveitar a paisagem. Me disseram que o trem passa por muitos tuneis e por isso, não é possível usar o wi-fi.

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Oi Cinara, o percurso tem muitos túneis sim, porém dá também para apreciar bastante a paisagem, não se preocupe com isto. Em relação ao wi-fi, utilizamos a rede do trem e funcionou muito bem, só em túneis mais longos que ela não funciona, mas quando o túnel acaba, ela volta a funcionar imediatamente. Obrigada pela visita e ótima viagem, vai adorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *