PARIS – Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame está situada na Île de la Cité em Paris e foi construída em estilo gótico, a partir do ano de 1163 até 1345.

Já foi palco de várias cerimônias importantes, tais como: Coroação de Henrique VI da Inglaterra, Coroação de Napoleão Bonaparte e de sua esposa, a Imperatriz Josefina, Beatificação de Joana d´Arc e o funeral do General de Gaule.
Em seu interior as colunas se elevam até o teto muito alto, criando no visitante a  sensação de que o céu está integrado ao ambiente, bem ao estilo gótico, para sugerir a ligação entre o céu e a terra.
O nome Notre-Dame significa Nossa Senhora e foi construída em homenagem à mãe de Jesus Cristo.
          As duas torres que são características marcantes da Catedral
A construção serve como cenário para a obra O Corcunda de Notre Dame, escrito por Victor Hugo em 1831, e era o local onde vivia o corcunda Quasímodo, que amava platonicamente a doce cigana Esmeralda. O objetivo de Victor Hugo era chamar a atenção para o estado da catedral, que se encontrava em ruinas.
                 Quasímodo continua lá, tirando fotos com os turistas
Os vitrais são belíssimos e decoram todo o ambiente, permitindo a entrada de pouca luminosidade, mantendo o mistério e a curiosidade dos que visitam a Catedral de Notre Dame.
                                   A Rosácea ao fundo da Catedral
                   Velas e vitrais iluminam discretamente o ambiente
                               A Pietá de Nicolas Coustou ao fundo
Dentro da catedral existe um museu chamado de Tesouro que guarda as peças mais preciosas desta igreja, dentre elas a suposta Coroa de Espinhos de Jesus Cristo.  
Embora seja gratuita a visitação à catedral, conhecer o Tesouro requer que se pague pelo ingresso.
                                       Muitos objetos de ouro
                         Diversas peças estão expostas no museu                           
Em seu exterior, a Catedral de Notre-Dame também chama a atenção pelos inúmeros detalhes, como os gárgulas, que fazem o papel de calhas que canalizam a água do teto para longe das paredes da construção.
                    Vários gárgulas dão aspecto sinistro à construção
Visitar a Catedral de Notre-Dame é uma experiência enriquecedora, repleta de mistérios e história, localizada em uma cidade fascinante que sempre surpreende a todos e a todo instante.
Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *