OURO PRETO – Bate-e-volta no feriado que vem chegando

Hoje o Destinos por onde andei… está participando de uma Blogagem Coletiva com vários outros blogs amigos, com dicas de #bateevolta para ajudar quem não se programou neste feriado, mas ainda assim, quer aproveitar o descanso curtindo outros ares.

Minha sugestão é Ouro Preto que fica a 98 Km de Belo Horizonte e é um dos destinos mais procurados para um #bateevolta ou mesmo para um fim de semana ou feriado prolongado, que seria o ideal, mas não tendo se programado ou com pouco tempo, dá para aproveitar bastante do que esta cidade, que é Patrimônio Histórico da Humanidade, tem a oferecer. Então vamos lá?

O que fazer…

A primeira coisa a se fazer é sentir o clima da cidade, com suas montanhas e o casario, perambulando por suas estreitas ruas e vielas e vasculhar cada cantinho, cada lojinha, comércio e construções coloniais. Sinta os ares da cidade e aproveite, porque é só o começo.

Casario, igrejas e montanhas. Minas é linda demais!!!

O primeiro lugar que indico, como não poderia deixar de ser, tanto pela localização quanto pelo apelo visual, é a Feira de Pedra Sabão, onde diversos artesãos expõem seus trabalhos, feitos com este material muito encontrado na região de Ouro Preto.

 Perdida em meio a tantas opções     

O ponto turístico mais característico de Ouro Preto é a Praça Tiradentes, que fica logo quando você chega á  cidade, descendo por uma rua de pedras e com um conjunto arquitetônico maravilhoso, onde se destacam o Museu da Inconfidência de um lado, do lado oposto o Museu de Ciência e Técnica, antiga residência dos Governadores e bem no centro, o monumento à Tiradentes, onde ficou exposta a cabeça do mártir, quando de sua morte, para exibição para a população.

Estátua de Tiradentes e antiga Casa dos Governadores ao fundo

Praça Tiradentes vista do Museu da Inconfidência

          

A Praça fica em um grande espaço retangular, em um ponto alto da cidade, para onde convergem várias ruas em pé de moleque e é onde acontecem eventos e shows frequentemente, para deleite dos moradores e turistas que visitam o local.

Em frente à estátua está o Museu da Inconfidência que já foi a antiga Casa da Câmara e Cadeia, um imponente edifício da época que se destaca dentre os demais da praça.
Atrás de mim, o belíssimo Museu da Inconfidência
E por falar em museu, Ouro Preto possui alguns bastante expressivos historicamente e o que considero mais imponente e bem cuidado, é o MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, que tem o intuito de preservar a memória da Inconfidência Mineira e está localizado na Praça Tiradentes. Possui um espaço destinado a abrigar os restos mortais dos inconfidentes e uma das partes da forca de Tiradentes.

 O Museu da Inconfidência , presença marcante na praça Tiradentes
A Casa dos Contos está localizada em um imponente prédio em estilo barroco e é um dos importantes museus de Ouro Preto. Foi residência e “Casa dos Contratos”, destinada ao recolhimento dos impostos, serviu também como prisão de Inconfidentes e “Casa de Fundição e da Moeda”.

 Casa dos Contos

                                          
 Lindas sacadas por todo o prédio

                                  

       A arquitetura do interior é muito rica em detalhes

Visitar a Casa dos Contos é trazer de volta um passado importante de nossa história e conhecer um dos grandes cenários da Inconfidência Mineira.

As igrejas não podem ser excluídas do passeio e uma das mais importantes é a Igreja de São Francisco de Assis, onde atualmente está instalado o Museu Aleijadinho, já que o espaço definitivo está sendo restaurado. O acervo contempla importantes obras de Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, patrono da Arte no Brasil. 
Fachada da Igreja de São Francisco de Assis
Obras de Aleijadinho podem ser vistas também no exterior da igreja e atraem muitos visitantes que ficam admirados com tanta perfeição e riqueza de detalhes.
Outras igrejas também merecem a visitação e chamam a atenção em diversos pontos da cidade.
 Igreja de Nossa Senhora do Carmo
                               
Onde comer …
Em Ouro Preto é muito fácil encontrar bons restaurantes, bares, pizzarias, casas de caldos e lanchonetes, tudo perto para fazer um lanchinho, almoço ou jantar. Tive a oportunidade de fazer boas escolhas e sugiro algumas aqui para vocês.
– Pizzaria O Passo Pizza Jazz – Instalada em um casarão do Século XVIII e ao lado da Casa dos Contos, serve variadas pizzas e outras sugestões em um cardápio diversificado. Não pedimos pizza e sim um prato de linguiça ao molho de  vinho tinto acompanhado de cesta de pães e uma farofinha. Para beber pedimos o delicioso chopp Ouropretana, produzido na região de Ouro Preto.
O casarão onde está a Pizzaria O Passo
Chopp Ouropretana
Quando a temperatura está baixa, só mesmo com aquecedores a gás
– Restaurante e Café Bené da Flauta – Fica na Rua São Francisco de Assis, 32 e ao lado da Igreja de mesmo nome. É considerado o melhor restaurante de Ouro Preto, com decoração bem cuidada, ótima carta de vinhos e atendimento simpático. Pedimos o Escondidinho de Bacalhau que estava divino.
Entrada do Restaurante Bené da Flauta
Detalhes da decoração 
Meu marido, Flávio, na adega no sub-solo do restaurante
O delicioso Escondidinho de Bacalhau
– Café Cultural de Ouro Preto – É uma cafeteria muito agradável que fica instalada dentro do casarão do Centro Cultural do Sesi-Fiemg, na Praça Tiradentes e entrada também pela rua lateral. Lugar para bater um papo com os amigos e tomar uma água ou cafezinho esperto.

Balcão do Café Cultural de Ouro Preto com seus lindos lustres
– Ópera Café – Está instalado na Rua Conde de Bobadela, 75 e serve um pão de queijo delicioso, salgados e sobremesas maravilhosas, que podem ser acompanhados do Café Nespresso. Vende a cerveja Ouropretana e taças da mesma marca.
Fachada do Ópera Café
Interior da cafeteria
A empada e os pães de queijo estavam ótimos
Onde comprar …

 Loja de artesanato Mineiros – Esta loja fica na Rua Conde de Bobadela, 33 e é repleta de objetos de artesanato para presentes, decoração e mobiliário. Procurem o Fernando que atende muito bem os clientes e despacha os produtos para todo o país. Atende também pelo e-mail mineirosartesanato@yahoo.com.br e pelo site www.raizdecora.com.br. Fone: (31) 3552-3039.
Anjos em madeira da Loja Mineiros
– Feira de Pedra Sabão – Como falei acima, é uma feira que vende artesanato feito com a pedra muito encontrada na região de Ouro Preto. Fica no Largo do Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis e funciona todos os dias até 17:00 horas. 
Feira de Pedra Sabão com o Pico do Itacolomi ao fundo
– Lojas de doces caseiros e queijos de Minas – A Rua Conde de Bobadela, conhecida também como Rua Direita,  é repleta de lojas de artesanato, doces, restaurantes, pousadas e bares e é a mais movimentada e interessante de Ouro Preto.
Estantes repletas de doces de todos os sabores
Queijos de Minas
Os doces decoram as lojas e enchem nossos olhos
– Chocolates Ouro Preto – Na cidade tem uma fábrica de chocolates e a loja fica instalada em um casarão muito bonito na Praça Tiradentes e vende diversos tipos de chocolate.
A loja de chocolates fica no casarão branco atrás de mim 
 Placa no interior da loja
Vitrine com vários tipos de chocolates
– Empório dois meninos – É uma loja tipo armazém do interior e que vende, entre vários produtos, cervejas artesanais que podem ser experimentadas no próprio local. Ambiente muito agradável, situado na Rua Bernardo de Vasconcelos, 140. Vale a visita.
Cervejas artesanais
Rua Conde de Bobadela ou Rua Direita, onde se encontra de tudo, além da rica arquitetura e história
Portanto, Ouro Preto é uma cidade histórica pequena, mas muito interessante e cheia de atrativos para seus visitantes, que sairão de lá com a melhor impressão e com vontade de retornar. Cabe bem em um único dia e lá você vai decidindo o que priorizar no tempo que tiver, porque tem muito mais coisas interessantes para conhecer e se apaixonar.

Confira abaixo outros blogs que estão participando da Blogagem Coletiva #bateevolta:

Rio de Janeiro- Arraial do Cabo: Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo –  Fourtrip

São Paulo – Santos: Passeio de bondinho sem ficar pelado em Santos – me deixa ser turista http://medeixaserturista.com.br/passeio-de-bondinho-sem-ficar-pelado-em-santos/

São Paulo – “São Paulo – Praça da Luz, Mercadão e Praça da Sé” – Ligado em Viagem – http://www.ligadoemviagem.com.br/2015/09/14/sao-paulo-visitando-a-praca-da-luz-o-mercadao-e-a-praca-da-se/

Paraíba – Território Macuxi – passe um dia de índio em meio à natureza paraibana – Atravessar Fronteiras http://www.atravessarfronteiras.com/2015/10/dia-de-indio-na-paraiba.html

De Manaus a Iranduba – Amazonas: Praia de Açutuba e Cachoeira do Castanho, em Iranduba, Amazonas – Pequeno Grande Mundo http://wp.me/p3uWKW-R4

Roma/Itália – Bate e Volta Roma a Orvieto – VoupraRoma http://www.voupraroma.com/bate-e-volta-de-roma-a-orvieto/

Colômbia – BATE E VOLTA DE MEDELLÍN À GUATAPÉ, COLOMBIA: SUBIR 700 DEGRAUS COM CRIANÇAS – Desempilhados – http://www.desempilhados.com/2015/10/roteiro-guia-bate-volta-turismo-pedra-guatape-penol-colombia-with-kids-viagem-familia.html

Dunas de Casa Nova (BA) – Dunas de Casa Nova, um Mar no Sertão! De Petrolina para o Mundo –http://www.depetrolinaparaomundo.com.br/2015/10/dunas-de-casa-nova-ba-um-mar-no-sertao.html
Lapa no Paraná, bate e volta desde Curitiba – Comendo Chucrute e Salsicha: http://www.comendochucruteesalsicha.com.br/um-dia-na-lapa-parana/

Várias cidades – 10 passeios bate e volta para curtir no feriado – D&D Mundo Afora

Brasil, França e Portugal em bate-voltas: ops, não exatamente entre eles! Viagens da Mochilinha Gaúcha

Rio de Janeiro (RJ) – Viagem bate-volta: o que não fazemos por uma cerveja… – Freitas para o Mundo – http://www.freitasparaomundo.com.br/2012/12/03/viagem-bate-volta-que-nao-fazemos-por-uma-cerveja/

Santa Catarina – Várias cidades: Bate e volta pelas praias de Santa Catarina – Destino Mundo Afora – http://www.destinomundoafora.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-bate-e-volta-pelas.html

São Paulo (capital e arredores): Blogagem Coletiva: 10 passeios bate e volta pra quem está em São Paulo curtir o feriadão – Família Viagem –http://www.familiaviagem.com.br/2015/10/29/blogagem-coletiva-10-passeios-bate-e-volta-pra-quem-esta-em-sao-paulo-curtir-o-feriadao

Rio de Janeiro – 10 destinos bate volta no Rio de Janeiro – Vida de Viajete – http://www.vidadeviajete.com/dicas-de-passeio-bate-volta-no-rio-de-janeiro

Pirenópolis – “Bate-e-volta em Pirenópolis” – Olhar de Viajante – http://www.olhardeviajante.com.br/bate-e-volta-em-pirenopolis
Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Gisele Prosdocimi

Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

18 comentários sobre “OURO PRETO – Bate-e-volta no feriado que vem chegando

  1. Paula - Mochilinha Gaúcha

    As Cidades Históricas de Minas são um sonho a realizar. Apesar de já ter estado em BH e Inhotim, não tive condições de estender a viagem. Iriamos em janeiro próximo, mas mudamos os planos e deixamos em aberto, por pouco tempo. Suas fotos só me deixaram com mais vontade!!! BjO!!!

  2. Daniela Almeida

    Conheço Ouro Preto, pois minha irma morou lá por dois anos. Realmente, as dicas que vc deu são muito bacanas para quem quer conhecer essa cidade histórica. Me encanto com a feira de pedra sabão!!!! Valeu pelas dicas.

  3. Fernanda Scafi

    Quem mora em BH tem obrigação de fazer esse bate-volta né? rs Eu já conheci Ouro Preto em um feriado corrido por toda a região – Tiradentes, Mariana, São João del Rei e Caraça (saindo de Campinas), fiz um bate-volta quando estava em BH e tb já fiquei 4 dias hospedada em Ouro Preto pra curtir com calma… E ainda quero voltar! rs

  4. Taís Farias

    Gisele! Lindo! Terei q voltar a Ouro Preto, pois fui qd era criança e fiquei traumatizada! kkkk Cidade histórica com criança… pense q minha mãe não foi feliz com a escolha do destino! Na época fomos à Mariana tb e estava tendo uma festa municipal… tudo lotado e foi muito difícil conseguir onde dormir… Mas hoje, tenho vontade de retornar e olhar com outros olhos! Abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *