Museu Van Gogh, um tesouro em Amsterdam - Destinos Por Onde Andei...

Museu Van Gogh, um tesouro em Amsterdam

O maravilhoso Museu Van Gogh não poderia deixar de ser prestigiado e usufruído em nossa viagem à Amsterdam, devido à sua importância e beleza.
 
Amsterdam é uma cidade artística e culturalmente fascinante. Um dos fatores que a fazem tão interessante é que a mesma possui a maior densidade de museus do mundo. São mais de 60 deles, para todo tipo de público e gosto, distribuídos nesta fantástica cidade.
 
Confira outro museu maravilhoso e imperdível em Amsterdam: o Rijksmuseum.
 
O Museu Van Gogh não pode ser fotografado em seu interior, a não ser em raros espaços, como hall de entrada, restaurante e a loja, então registrei aqui somente o que foi permitido para respeitar e evitar constrangimentos.
 
 
O museu recebe diariamente centenas de visitantes do mundo todo
 
em um prédio super moderno. Eu aqui aumentando as estatísticas.
 

Sou uma aficionada por museus, já visitei alguns dos mais importantes do mundo, e vi nesta viagem para Amsterdam uma grande chance de conhecer e desfrutar de mais esta grande experiência.

Vejo nestas ocasiões, uma rica oportunidade cultural e artística; conhecendo aprendo mais sobre o grande universo intelectual da humanidade.
 
Da humanidade sim, porque os museus concentram uma riqueza enorme e uma grande variedade de obras e objetos do mundo todo e de várias gerações. Você nunca sai a mesma pessoa depois que visita um museu e estes momentos se tornam grandes recordações para o resto da vida.
 
Museu Van Gogh
Cópia do quadro Vaso com Quinze Girassóis, uma das obras primas
 
Museu Van Gogh
Cópia de um dos vários auto-retratos
 
O Museu Van Gogh concentra a maior coleção de obras de Vincent Van Gogh, o genial e perturbado pintor holandês.
 
As nuances de cores e pinceladas são sua marca registrada e quando vemos uma tela do artista, reconhecemos logo, pela genialidade e bom gosto. Ele sabia como ninguém pintar  lírios, girassóis, campos dourados, céus estrelados e a dor.
 
A dor de toda sua vida está registrada em suas obras; seus auto-retratos, seu quarto, sua casa e seu adorado irmão Theo, seu maior incentivador e grande provedor.
Van Gogh viveu atormentado pela loucura a ponto de cortar parte de sua própria orelha e acabar se suicidando com um tiro no estômago. E neste museu, em sua homenagem, nos aproximamos deste incrível universo.
O Café Le Tambourin
 
Objetos com a reprodução das obras decoram o ambiente
 
Fazendo um lanchinho rápido
 
Lembranças na loja do museu
 
Museu Van Gogh
Diversos artigos estampados com as obras do mestre
 
Estar frente a frente às obras de Van Gogh é experiência única e marcante. As variações do amarelo, derivados da época em que morou no Sul da França, são predominantes em  sua obra. Residiu em vários lugares, onde aperfeiçoou sua arte: Países Baixos, Paris, Arles, Saint-Remy e Auvers-sur-Oise.
 
Comprei um destes livros
 
Museu Van Gogh

com a capa da obra Amendoeira em Flor, que é a que mais gosto

Este quadro foi pintado por Vincent, após receber de seu irmão Theodorus uma carta contando do nascimento de seu filho.
 
O artista respondeu que tinha muito prazer em receber a notícia, mas que não sabia exprimir com palavras, então criou esta linda obra, já internado no hospital psiquiátrico de Saint-Rémy.
 
Museu Van Gogh
Já do lado de fora com algumas lembranças
 
e encantada com tudo que vi
 
O que achei diferente dos outros museus que visitei, foi uma estranha sensação de que as pessoas estavam ali não só admirando as obras, mas também a história de vida do artista, registrada nas telas, e que todos tinham muito respeito pelo que viam, meio como se estivessem em um templo.
 
Um templo dedicado a um dos maiores artistas que o mundo já conheceu e que morreu sem saber disto: Vincent van Gogh.
Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *